Happy Yoga

O Caminho do Meio

O objetivo da Happy Science é guiar as pessoas para um correto caminho espiritual baseado nos ensinamentos da Verdade Búdica, transmitidos pelo Mestre Ryuho Okawa.

Portanto, o Mestre Okawa é o nosso Mestre Espiritual,  o Mestre do Mundo, nosso Guru. Ele fundou a Happy Science.

O Mestre Okawa transmite ensinamentos espirituais para o Coração, objetivando o avanço espiritual dos seguidores em direção ao estado de Bodhisattva, Bosatsu ou anjo de luz.

Os ensinamentos da Happy Science são muito amplos e abrangem muitas áreas, em especial o lado místico, espiritualista e religioso e ao mesmo tempo a praticidade para aplicação na vida diária e melhorar nossas vidas. Mas o principal objetivo é conduzir às pessoas à iluminação. Em outras palavras é salvar as pessoas.

Para seguir em busca da iluminação precisamos acumular esforços diários no aprimoramento espiritual, portanto devemos ter uma correta dedicação para adquirir sabedoria da Verdade Búdica, estudando o Dharma. Dessa forma aumentaremos a nossa consciência espiritual e abriremos o portal do coração, permitindo que experienciemos fenômenos espirituais. Esse é o verdadeiro caminho dos buscadores de luz por meio do aprimoramento da alma.

Seguir o Caminho do Meio é esforço para seguir pelo Correto Caminho no aprimoramento espiritual nesta vida.

Por isso, são bem-vindos aqueles que desejam melhorar como pessoas, moldando seu caráter e desenvolvendo virtudes, que contribuirão para o crescimento de sua alma. Mas, até aí, ainda é uma busca individual e pessoal, um tanto egoística. Esse é aprimoramento individual de um Arhat (Arakan), um buscador de Luz e da Verdade. Mas, um grau mais elevado deve ser almejado, que é o de um Bodhisattva (Bosatsu). Para isso, o seu aprimoramento deve visar não apenas a si, mas contribuir para melhorar o mundo e beneficiar as pessoas. Os que almejam se tornar Bodhisattvas possuem o ideal de transformar o mundo terreno no Reino Búdico dedicando esforços diários para a ajudar o mundo terreno se tornar um mundo harmonioso e próspero.

O mundo terreno é uma escola para o aprimoramento do espirito. Na escola da vida precisamos de um professor, um mestre verdadeiro que nos guie transmitindo ensinamentos da Verdade. Sem isso, a vida se torna muito difícil, fazendo nos sofrer excessivamente. Sem um verdadeiro Mestre é muito difícil percorrer o correto caminho para melhorar nossa personalidade e caráter, e conseguir desenvolver as virtudes nobres e dignas que podem fazer nossas almas brilhar e nos elevar ao estado de Bodhisattva.

O Mestre Okawa nos oferece esse caminho para a perfeição humana e da alma. Para isso devemos nos devotar a Buda, aos ensinamentos de Buda, o Dharma, e ao Sangha, que é a organização dos buscadores de luz, e assim elevar nossa compreensão e sabedoria, melhorando a si e ao mundo.

ORIENTAçÃO SOBRE O HAPPY YOGA

O Happy Yoga não é uma atividade aberta ao público, sendo exclusivo para Membros e Discípulos da Happy Science.

Os que não são membros estão convidados a participar de uma ou duas aulas para conhecer o método, mas ao se decidirem frequentar as aulas deverão se afiliar à Happy Science, preechendo a ficha de inscrição e se comprometer a fazer uma contribuição simbólica mensal, para expressar sua gratidão e apoio ao movimento de iluminação.

Ao se tornar membro, o interessado ingressa no caminho do aprimoramento espiritual, recebendo o Sutra Palavras da Verdade, Darma do Correto Coração para poder recitar os Sutras e Orações diariamente e também nas aulas de Yoga.

O que é Happy Yoga

O Yoga não é um ensinamento original do Mestre Okawa. Apesar do Mestre recomendar a prática de exercícios para produzir um corpo saudável e rejuvenescimento, cada um tem a liberdade de escolher o tipo de exercício ou ginástica que mais lhe apraz.

Por isso, a Happy Yoga não estará disponível em todos os templos da Happy Science, pois depende da existência de instrutores habilitados e a linha de Yoga pode variar, dependendo da formação do instrutor.

O seguidor não precisa do Yoga para obter aprimoramento espiritual, mas poderá usá-lo como ferramenta poderosa para fortalecer o corpo, a saúde e mantê-los sobre o controle da Mente.

A parte espiritual do Happy Yoga está baseado nos ensinamentos do Mestre Okawa e ao praticar o Happy Yoga procuramos nos aprofundar e aprimorar nosso caráter e alma.  Na verdade, buscamos o  caminho para a iluminação búdica.

Muitos pensam que Yoga é apenas a prática de exercícios físicos (ásanas). Mas não se reduz a isso.  Isso ocorre porque existem muitas academias “vendendo” esse serviço, prometendo benefícios físicos e mentais. Mas não possuem um ideal espiritual, e um ideal comercial. O Yoga verdadeiro visa a União do ser humano com o Grande Universo, ou com Buda, ou Deus.

O verdadeiro objetivo do Yoga é o aprimoramento do ser humano. É exatamente esse o propósito que os ensinamentos da Happy Science foram desenvolvido por Espíritos Superiores.

Muitas pessoas foram em busca do Yoga nas academias, procurando bem-estar, saúde, melhoria da concentração, autocontrole e fortalecimento, juventude, saúde, no entanto, no ver do Mestre Okawa o melhor objetivo do ser humano é o aprimoramento espiritual e da mente, pois daí decorrem outras coisas. Infelizmente, muitos correm o risco de desvios, pois em algumas academias visam-se somente os benefícios físicos e corporais, não sendo transmitido nada sobre a Verdade Búdica e, muitas,  nem mesmo contam com adequada proteção espiritual.

Infelizmente, apesar da Yoga oferecer benefícios, pode colocar as pessoas em risco quando os instrutores não tivem uma correta espiritualidade, nem pureza espiritual. Como consequência podem desviar os seus alunos da Correta Visão da Vida, isto é, do Correto Caminho, e depedendo da prática incorreta de mantras pode expô-los à influência de espíritos malignos, tais como de magos, ermitões, duendes e tengus, muitos que eram praticantes de yoga quando vivos, mas se perderam no caminho por não conhecerem a Verdade.

Por outro lado, na Happy Science praticando-se uma correta espiritualidade. As, por meio dos ensinamentos do Mestre Okawa, o aluno de  Yoga pode aprender aVerdade Búdica, e conseguindo dessa forma um poderoso instrumento para o aprimoramento como asceta.

A busca de um correto coração, o estudo e prática dos ensinamentos da Verdade transmitidos pelo Mestre são muito eficientes para conduzir as pessoas para uam Correrta Espiritualidade, ajudando-as a melhorar suas vidas e evoluir espiritualmente.

Por essa razão, os ensinamentos do Mestre Okawa são perfeitos e essenciais para os que gostam de praticar o Yoga, pois são princípios que conduzem ao correto desenvolvimento da consciência espiritual, contribuindo para o produzir um ser humano integral, com o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

O Happy Yoga é isso. Foi assim com esse ideal que surgiu o Happy Yoga. Um método que visa o equilíbrio do trio inseparável corpo-mente-alma enquanto encarnado na Terra. É exatamente o ensinamento da Happy Science. No budismo ensinamos que o espírito e o corpo não podem ser separados neste mundo. O corpo influencia o espírito e o espírito influencia o corpo. Logo, visamos aprimorar o espírito enquanto ao mesmo tempo cuidamos do corpo.

Enfim, o Happy Yoga além de produzir um corpo saudável, contribui para a formação de uma mente inabalável e desenvolvimento de um espírito iluminado.

Lembre-se que o discípulo não precisa da prática do Yoga para o aprimoramento espiritual. No entanto, o Yoga com um correto ensinamento espiritual como o transmitido pelo Mestre Okawa pode contribuir muito para o discípulo se desenvolver espiritualmente, mentalmente e fisicamente.

Yoga significa “Unir” ou “Integrar” o homem com o Grande Universo, em nosso caso, o Buda Primordial, Deus EL Cantare.

Na Happy Science, o Mestre Okawa é o nosso Guru, o nosso Gohonzon vivo. Portanto, ele é o Mestre a quem dirigimos nossas reverências e gratidão no Happy Yoga.

Dharsana – FILOSOFIA DO HAPPY YOGA

Yoga significa “União” ou “Integração” do homem com a consciência universal, e na Happy Science visa se tornar uno com o Buda Primordial, El Cantare, O Supremo Deus da Terra.

O Happy Yoga é praticado em clima de monastério, não como um hobby ou passatempo, mas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da espiritualidade nas pessoas.

Quem deseja praticar o Happy Yoga deve estar disposto a seguir uma disciplina espiritual em busca de um correto caminho na vida. Na Happy Science, chamamos isso de Busca do Correto Coração.

Existem mais de 108 tipos de Yoga e sua origem remonta desde os primórdios de Buda Shakyamuni até os tempos modernos. Segundo os registros históricos, o criador do Yoga foi Shiva, Nataraja (o rei dos bailarinos).

Posteriormente surgiu um sábio, denominado Patanjali que codificou o Yoga Sutra, o Darshana (prática) do Yoga Classico.

Muitos mestres surgiram transmitindo diferentes estilos de Yoga, mas a maioria buscava transmitir a correta espiritualidade aos seus discípulos.

Nosso objetivo aqui não é reproduzir um estilo específico do Yoga, mas praticar o Yoga livre apoiada na visão Budista Moderna.

O YOGA DA HAPPY SCIENCE É HAPPY

O nosso Yoga apesar de buscar a correção do ser humano, não é repressor, mas orientador. Buscamos a espiritualidade respeitando a liberdade das pessoas e desenvolvimento mental interior.

Os ensinamentos do Mestre Okawa visam conduzir as pessoas a encontrar a felicidade neste mundo e também no outro mundo. Por isso não obriga ninguém, mas orienta sobre a maneira correta para manifestar o seu verdadeiro eu, a essência ou natureza Búdica.

As aulas de Happy Yoga acontecem semanalmente, nas Terças e Quintas, ás 7:15h da manhã, e nos sábados às 10:15h.  Somente é permitido a prática por membros inscritos e oferendistas. Informe-se conosco.

Gratidão Monge Carlos.