Doações – Contribuições

No ensinamento búdico, as doações e oferendas dirigidas a Buda, Deus, ou Senhor, são as formas mais importantes e tradicionais de ajudar na expansão da luz dos ensinamentos (Darma) e salvar muitas pessoas. 

Buda ensinou aos monges que não deveriam ter vergonha de pedir ajuda financeira às pessoas, pois, na verdade, estão dando a oportunidade a elas  de mudar o próprio destino e se salvar.

Neste mundo terreno, existem Leis Universais que regem a prosperidade, a felicidade e atraem bons acontecimentos. Dentre essas leis, a primeira é a Lei da Causa e Efeito, que diz: “A semente que plantardes gerarão os frutos que irás colher no futuro”.

Uma outra Lei é “Dás e Receberás.” E isso também foi recomendado por Jesus (veja o evangelho de Lucas 6:38).

A prática da oferenda periódica é uma forma de aperfeiçoamento de nossa alma no esforço de beneficiar as outras pessoas.

O Mestre Ryuho Okawa, no livro “A Essência de Buda”, ensina sobre os passos que uma pessoa que busca seriamente o aprimoramento espiritual, que busca a graça divina, que busca tornar-se uno com Deus, deve seguir. Sabe qual é o primeiro passo? A Prática da Virtude da Oferenda.

A primeira perfeição que um buscador da verdade deve se esforçar para aprender é a DANA-PARAMITA, ou seja, a Virtude da Oferenda. Isso porque é uma prática de amor ao próximo, uma prática de desapego da matéria em favor dos outros. A DANA-PARAMITA implica também doar a Lei (transmitir os ensinamentos) e doar paz interior (ajudar as pessoas que sofrem a superar as dificuldades).

O ato da doação financeira ao templo é uma prática da busca do desenvolvimento da Virtude pelo DANA-PARAMITA, pois graças a essa doação será possível que atividades sejam realizadas no templo, custeando aluguel, água, impressão livros, revistas, livros de oração, vídeos de palestras, meditação, etc. Tudo isso permite que muitas pessoas possam receber a luz dos ensinamentos, e isso produz o mesmo efeito que doar a Lei. Essa é uma forma de cumprir com a nossa missão de ajudar as pessoas que sofrem a encontrar os ensinamentos do Senhor, ter um local para buscar a verdade, aliviar seus corações e assim possam superar suas dificuldades e se elevar.

Através da Oferenda, as pessoas estão apenas retornando a Deus ou Buda, uma pequena parte do que Ele lhes sempre lhes proveu, como forma de expressão de gratidão. Não importa o valor, pois o mais importante é o sentimento de gratidão e o esforço constante nessa prática.

Assim como no Budismo praticamos oferendas, algumas religiões foram mais adiante ainda, criando o dízimo, que seria a décima parte do que uma pessoa ganha. Isto é, doar 10% dos seus ganhos para que a igreja possa existir e executar o seu trabalho de salvação. Na Bíblia podemos encontrar várias referências dos benefícios recebidos pelos servos do Senhor que praticaram o dízimo com bom coração.

Buda também recomendou que se praticasse a oferenda e contou algumas histórias sobre isso, tais como a “parábola que mostra o esforço da pobre velha que não tinha nada e fez a doação de tudo que tinha para poder comprar uma velinha para Buda” e a parábola que diz que “pedir esmolas aos que não tem pouco ou nada para dar, estarão ajudando-os a prosperar”.  As pessoas que estão enfrentando dificuldades financeiras nesta vida, provavelmente em vidas passadas ou mesmo nesta vida, desenvolveram um coração mesquinho e egoísta, afastando de si a benção da prosperidade. 

Jesus também recomendou praticar oferendas, conforme consta em Mateus 23:23. Se não lermos com atenção podemos não perceber essa sutil orientação. Nos atos dos apóstolos (atos: 5) também consta uma história que aconteceu com Pedro e um casal que ocultou parte do bem que ganhou, sendo punidos com a morte, por mentir e negar a correta oferta. Penso que há um certo exagero nisso, mas o fato está lá registrado e pode explicar a diferença entre o coração daqueles que são gratos ao Senhor por tudo e aqueles que pensam que podem enganar a Deus.

Olhando o ensinamento da Happy Science e o de outras religiões, podemos concluir que doar é um princípio para o crescimento espiritual, pois exigirá o desapego da matéria, direcionando-a para beneficiar outras pessoas. É dessa forma que se produz uma rica colheita e felicidade em nossas vidas. Mas negligenciar isso, poderá atrair certos infortúnios para que possamos crescer com a experiência e despertar.

Doação não é algo que devemos fazer por obrigação, mas por gratidão, um hábito de respeitar a Buda ou a Deus, pensando em beneficiar o próximo. A prática contante de doação vai criando uma blindagem espiritual, uma proteção para a pessoa e acumulando virtudes. Essa é a melhor forma de ajudar o próximo, pois permitirá que encontrem os ensinamentos que salvam.

Além disso, Deus atua na Terra pelas mãos das pessoas, e se alguém deseja prosperar, precisa se tornar uma extensão das mãos divinas. Se retemos conosco o que ganhamos, para nosso próprio prazer e bem-estar, talvez não estejamos direcionando os recursos corretamente de acordo com a vontade de Deus. Ao praticarmos doações, espíritos de luz e guardiões vem nos guiar e orientar para que possamos cada vez mais ter sucesso na vida e prosperar ainda mais.

Deus dá oportunidades a todos, mas também ajuda especialmente aqueles que realizam sua vontade e apoiam o trabalho de salvação.  Para que sejamos abençoados e prosperemos nesta terra, em nossos lares, trabalhos e relacionamentos, precisamos nos colocar a trabalho de Deus. Praticar doação é doar nossa energia a Deus para ajudar a criar um mundo melhor, que no Budismo chamamos de Reino Búdico, a Utopia na Terra.

Cuidado, pois se doarmos pensando em receber algo em troca, estamos anulando o amor contido nesse ato, pois tudo o que temos já nos foi dado por Deus.

O importante é desenvolver um coração que sente alegria em praticar a oferenda. pois é o mesmo que ter um coração que pensa no próximo.

É graças ao esforço grandioso de algumas poucas pessoas de bom coração que a Happy Science consegue sobreviver e manter se expandindo pouco a pouco.

O Mestre Okawa nos ensina que precisamos ser conscientes desse esforço de doação e fazer a nossa parte de apoiar a vontade de Deus, trazendo benefícios à sociedade, pois do contrário, talvez a nossa encarnação não esteja sendo tão útil como poderia. É preciso tomar essa decisão de transformar a própria vida e contribuir para um mundo melhor, permitindo que muitos sejam salvos pelos ensinamentos.

Eu mesmo, monge Carlos, tenho prosperado desde a minha juventude. O mesmo também aconteceu com meu Pai. Sempre fui provido por Deus, com muito mais do que sempre precisei, e atribuo essa prosperidade e sucesso profissional a essa prática de doação que adotei como um princípio em minha vida.

Você precisa de um milagre em sua vida? Um avanço em algo que está travado? Passa por necessidades financeiras? Experimente praticar a oferenda regularmente. Profetas dizem que Deus desafiou-nos nisso dizendo: ” Teste-me nisso” (Malaquias 3:10 ; Provérbios 3: 9-10)

Quem estuda as Leis da Física Quântica já está descobrindo disso. O Universo sempre retorna muito mais do que doamos. Nunca se esqueça disso. Rockefeller, Joseph Murphy, Norman Vincent Peale, Andrew Carnegie, Napoloeon Hill, Mastushita Konosuke, Ford, Steve Jobs, Bill Gates e outros famosos praticaram ou ainda praticam fortemente esse segredo em suas vidas, por isso a prosperidade sorriu para eles. 

Sou monge há mais de 10 anos. Atendo pessoas todos os dias, e vejo a mesma história se repetindo sempre. Pessoas se lamentando de que perderam os empregos, que o que ganham não sustenta suas necessidades, que estão sofrendo por causa de dívidas ou que faliram suas empresas. Quando pergunto como praticam oferendas ao Senhor, ficam olhando para mim como se eu tivesse falado algo que nunca ouviram. Pensam: Precisava? Nunca me disseram isso!”.

Muitos querem receber milagres, mas nem mesmo estão dispostos a abrir mão para poder recebê-los. Abra mão de uma pequena parte do que possuem para ajudar o trabalho de Deus, de Buda, o Alpha, o Deus da Luz Elohim, o Supremo Deus do Universo na Terra.

Assim, apesar de ser difícil, meu trabalho consiste em ajudar a despertar seus corações sobre os atos e pensamentos que devem praticar diariamente, para que possam ser felizes. E no caso da prosperidade, o método mais rápido de cortarem o caminho para mudar o seu destino é começando praticar seriamente oferendas ao Senhor.

Oferenda é expressão de um coração grato a Deus, e também uma expressão da sua confiança Nele, sua fé.

Assim, peço encarecidamente que apoie nosso trabalho missionário e ajude-nos a expandir, dando suporte financeiro a esse trabalho de luz da Happy Science. Disponibilizamos aqui opções de oferendas para  que você possa apoiar o nosso movimento de iluminação e também desenvolver a Virtude da Oferenda. Nós estamos utilizando a intermediação do sistema do “Mercado Pago”.  É seguro e garantido. Você pode fazê-lo clicando na Imagem do Valor abaixo, será o valor anual, que será debitado mensalmente em seu cartão de crédito conforme a quantidade de parcelas que você escolher (até 12x) e será transferido para a Happy Science Rio de Janeiro, permitindo assim a continuidade de nosso trabalho missionário.

Profunda gratidão a todos!

Monge Carlos de Mello

A contribuição mensal será por 12 meses, via Mercado Pago. 

No ano seguinte, se desejar continuar, precisará renovar novamente.

Profunda Gratidão.