Passe nos Concursos Públicos e Vestibulares sem medo

Passe nos Concursos Públicos e Vestibulares sem medo

Esse tema é um pouco picante. Pois hoje dia todo mundo quer entrar em boas escolas e, se possível, em universidades públicas. Outros procuram se colocar no mercado de trabalho através de concursos públicos.

almejarEu sempre apliquei os ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa em minha vida, mesmo antes de conhecer a Ciência da Felicidade. Isso ocorre por que a maioria de nós já foi discípulo de Buda no passado remoto, mas nem sempre nos lembramos desse fato.

Eu trabalhei no Banco do Brasil do Brasil por quase 30 anos, fui aprovado num concurso público com mais de um milhão de candidatos. Lógico que não passei em primeiro lugar, pois esse não era o meu objetivo. Meu objetivo era entrar naquela instituição. Posteriormente dentro do BB, prestei muitos concursos internos para obter promoções. Repeti em alguns e fui aprovado em outros.  No passado, quando entrei naquela instituição, devido à minha experiência com o assunto, consegui orientar muitos colegas que conseguiram aprovação nos concursos. Minha própria esposa, não trabalhava no BB e orientei-a, de forma que ela também conseguiu ser aprovada e entrar naquele serviço. Passei por seleções duras como para obter uma vaga grátis, paga pela empresa, para me especializar num curso de MBA de Finanças no IBMEC, em São Paulo. Eu mesmo dentro do BB, fui aprovado em vários cursos internos, chegando ir fazer treinamento nos Estados Unidos após um mês esmagador de estudos e suor. Lá, fui aprovado pela Central de Treinamentos Bancários do Citibank, na cidade de Nova York, o que me garantiu a minha nomeação como Gerente Adjunto de Nova York, mas imediatamente convertida para ir atuar como gerente admistrativo do Banco do Brasil em Tóquio, no Japão.

Enfim, passar em concursos é a minha especialidade. Sou uma pessoa normal. Não sou nenhum gênio. Assim, todos tem condição de serem aprovados em qualquer concurso se conscientizarem de como funciona as Leis relacionadas com o aprendizado e preparação para essa batalha de conhecimento.

No livro, Koufuku e no Houhou, 幸福への方法、Como atingir a felicidade, traduzido provisoriamente no Brasil como “O Caminho para a Felicidade”, o Meste diz que os exames não absolutos. Ele quer dizer que os exames estão cheios de falhas e não determinam a sua personalidade. Isso é, se você repetir num concurso, não desanime, pois os testes, por mais aprimorados que sejam, não avaliam a sua verdadeira capacidade ou personalidade.

O Mestre confirma que todos querem entrar em grandes empresas, de renome e ter bons salários. Isso é bom e dá aparente estabilidade financeira. Mas pode ser que não traga verdadeira felicidade.

Muitos ao serem aprovados num concurso para uma empresa de renome, nem mesmo chegam ao cargo de gerente posteriormente. Pelo contrário, outros que foram rejeitados ou reprovados numa seleção dessa empresa, acabam indo parar em outra empresa que dão chances até mesmo melhores. Assim, foi melhor que acontecesse dessa forma.

Por exemplo, no BB, dizem  que grandes personalidades do Brasil, não conseguiram passar concurso para entrar no Banco. Um deles foi Delfim Neto. Pois bem, todo mundo sabe a mente brilhante que ele tinha e posteriormente chegou a ser ministro da fazenda do Brasil. Um grande especialista em econômia e política.

É isso, até mesmo o grande inventor Thomas Edison, quando menino não conseguia fazer as provas e ia muito mal na escola. A escola chamou a mãe dele e disse que ele era meio retardado, que não podia entender e compreender o ensinamento escolar. No entanto, a mãe dele não concordou com isso e batalhou para ensinar ao filho tudo que a sociedade negou. Assim, ele se tornou num dos maioes cientistas que já passaram pela história da humanidade.

Enfim, o Mestre Okawa diz que os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa, em geral, são incapazes de detectar pessoas que estão acima do normal, de excelente capacidade, reprovando-os todos com mediocres testes de admissão. Posteriormente, tais reprovados acabam indo para empresas rivais e atingem cargos de presidente e outros mais elevados.

Eu mesmo, vivi isso. O BB, em razão de um problema que não era de minha culpa e nem dos administradores de Tóquio, para atender a pressão das autoridades japonesas, em 2004, despediu a mim e aos outros administradores. Posteriormente, entrei numa outra empresa no Japão, galgando em apenas 3 anos cargos superiores, chegando ao cargo de Diretor e COO, com salários muitos melhores que o Banco, apesar da empresa ser menor.

MenteBrilhanteEnfim, fracassos temporários, principalmente causados por incapacidade e medriocriade daqueles que administram um departamento pessoal e de auditoria, afastam grandes valores das empresas. Tais departamentos são capazes de derrubar e anular totalmente a capacidade de pessoas com grande potencial para serem presidentes de empresas e admitem ou aprovam pessoas que não são capazes nem de chegar ao cargo de gerente.

Por isso, o Mestre nos acalma dizendo que se não passar num concurso, não desanime, pois tais ocorrências são comuns. Tais concursos também não medem sua verdadeira capacidade. Assim, não são absolutos como a Lei Divina.

Isso por que, aqueles que elaboram as provas são pessoas sucestíveis a falhas. Se você conhecesse os examinadores e qual o seu nível de conhecimento, que na grande maioria são frustrados especialistas em tentar reprovar as pessoas, ao invés de tentar detectar as qualidades e potencial das pessoas.  Além disso os conhecimentos exigidos para acertar as questões dos testes que caem nos concursos, na grande maioria e dependendoo da área, nunca são colocados em prática dentro da empresa. Enfim, se conhecessem o nível de conhecimento daquele que idealiza os testes, perceberia que alguns são até frustrados que nunca conseguiram passar em concurso algum. Portanto, não leve tão a sério qualquer reprovação. Antes, veja isso como um aprendizado para evolução.

O Mestre diz que se eles fossem supra-sumos de inteligência e de personalidade impecável, poderíamos ficar preocupados, mas não é assim. Eles nem sempre são bem sucedidos na vida, mas o contrário.

Na verdade, os bens sucedidos estão muito ocupados e não tem tempo de ficar elaborando pegadinhas para sacanear os outros, dedicando-se a tarefas mais nobres e dinâmicas, que ajudam a sociedade e as pessoas a progredirem de fato. 

Infelizmente, quase sempre, aqueles que ficam elaborando as provas são pessoas que perderam o bonde da história.

reprovadoNÃO DEIXE QUE O ESQUEMA E O SISTEMA DOMINE A SUA VIDA.

Se foi reprovado, lembre-se do nível dos avaliadores e preparadores de provas, que muitas vezes estão em pior situação que você. Se tiver oportunidade converse com um avaliador e verá que isso é verdade. Infelizmente, a maioria deles não possuem uma iluminação elevada. (Parece que é Lei do Carma. Causam danos às pessoas e vivem enroladas por isso.)

Mesmo que vocês passem no concurso, se na entrevista forem reprovados, não se preocupem. Em geral, muitos são reprovados por que são melhores que o entrevistador, pois se você for superior o outro te verá como arrogante e irreverente. Será visto como uma pessoa de difícil trato e não será útil para a empresa na visão mesquinha e limitada do avaliador. Em geral, aprovam pessoas inferiores a si mesmos, que possam se sujeitar e ser seus subordinados. Os superiores são rejeitados ou reprovados.

Essa é a Lei Material e natural desta terceira dimensão.

Mas para se obter bons resultados nos concursos, mesmo com avaliadores de capacidade limitada, existem alguns segredos que devem ser respeitados:

1.) A Lei da Compensação previsa ser respeitada. Isto é, ninguém é aprovado em nenhum concurso sem ter se dedicado adequadamente para aprender ou estudar os temas (inapropriados) que os avaliadores escolhem para aplicar nas provas. Assim, para ser aprovado, deve estudar calmamente, com constância e antecedência, identificando os pontos mais difíceis para você. Olhe os pré-requisitos e se especialize naqueles que podem evitar que você seja reprovado. Estude aquilo que domina menos. Deseje e prometa se tornar um elemento útil à sociedade e à instituição que deseja ingressar. Assim, o Universo desejará que você seja aprovado, favorecendo as orientações surjam sem bloqueios.

2.) A Lei da Atração precisa ser aplicada. Visualize você sendo aprovado no concurso por que acertou o suficiente para ser selecionado pela empresa. Tenha interesse em estudar, cultive o prazer de estudar, assim atrairá colaboradores. Não reclame da dificuldade de compreensão, caso contrário sentirá mais dificuldade. Problemas difíceis serão fáceis de compreender e resolver se souber que você tem no seu interior a sabedoria divina. Pense assim.

CriancaEstuda3) A Lei da Esperança precisa ser aplicada. Ore e peça ao seu anjo guardião que o oriente no que estudar. Logo aparecerão pessoas ou informações que o conduzirão a um material adequado que permitirá que você assimile a matéria com menos dificuldade e com mais eficiência. Estude como uma criança, sempre alegre com as novidades que aparecem a cada página. Não se estresse. Pesquise e conheça a fundo sobre a empresa ou escola onde pretende ser admitido. Conheça tudo sobre ela e deseje ser parte desse trabalho divino. Quantas pessoas essa instituição ajuda ao proporcionar estudo ou trabalho. Todas empresas, escolas e instituições, apesar do homem estar focado no material, são guiadas por Deus, pelo Buda Eterno, para que através dela os Filhos de Deus possam obter sustento e cumprir a missão de aperfeiçoamento na Terra.

4) Lei da Causa e Efeito e do esforço: Se você se dedica nos estudos e ataca os seus pontos fracos, procurando melhorá-los, será inbatível pelos outros. O que faz de bom para melhorar sua habilidade trará resultados. Se estuda e tens vontades de aprender, apresenderás. Se dedica com amor, sentirá a compreensão fluir pela sua mente. Mas cuidado, não se apegue excessivamente para não gerar sofrimento para si e para as pessoas que convivem com você.

5) Pensamento Vencedor e Pensamento Inabalável – Pratique as duas formas de pensar. Investigue a fundo a forma dos testes, o que vale e o que é aplicado e de que forma avaliam. Estude as regras para não ser pego desprevenido por elas. Busque métodos de pensamentos que lhe dêm confiança. Não tenha medo de estudar muito e depois repetir. Se tiver medo de ser reprovado, o seu medo se concretizará. Não tema. Confie. Tenha fé em Deus ou Buda. Mesmo que as coisas estejam difíceis para você, não se torne um fanático em estudar, mas estude bastante para conseguir aprovação.

6.) Lei da Saúde: Respeite seu corpo e suas limitações. Não force além do normal. Estudar demais por longas horas, ininterruptamente é ineficiente. Defina, a cada hora de estudo, intervalos para relaxar e fazer algo completamente diferente. Alimente-se moderamente e mantenha-se saudável. Durma bem todas as noites. Não deixe que o cansaço prejudique o seu aprendizado. Faça exercícios físicos diariamente.

7.) Lei da Prosperidade: O Universo responde para aqueles que colaboram para a melhoria da sociedade, da sua empresa, da sua família, da sua escola, etc. Seja uma pessoa que ajuda a criar um mundo melhor, atue como voluntário nas nossas sucursais, contribua para o trabalho de divulgação das verdades búdicas. Faça as pessoas felizes. Acumule tesouros no céu. Se tiver grande soma de tesouro acumulado, tal tesouro irá se manifestar na sua vida ajudando a obter sucesso quando estiver buscando realizar um ideal. Medite e visualize as coisas boas que fará para tornar os outros felizes caso adquira o emprego ou a vaga na escola. Não pense de forma alguma em se mostrar como o bom, o melhor ou para ser reconhecido pelas pessoas. Se pensar assim será reprovado. Imagine como um dos construtores da Utopia na Terra. Somos obreiros do Senhor.

8.) Busque o Correto Coração: Seja uma pessoa justa, que busca pela correta forma de pensar e agir. Pratique os Oitos Corretos Caminhos e estude também as Verdades búdicas para alimentar o seu coração e não saturá-lo somente de conhecimento mundano.

9.) Reflexão e Meditação: Faça reflexão do seus atos e também sobre a forma de estudar. Avalie diariamente o seu progresso e saiba adequar a quantidade estudo para que dê tempo para revisar toda a matéria necesssária. Isso quer dizer, preparar-se por completo. Vá a uma sucursal da Ciência da Felicidade e pratique meditação para a relização da esperança.

10.) Oração: Mantenha o seu canal com o Pai Celestial desobstruído e preenchido de luz. Assim, através de orações diárias, agradeça a Deus pela saúde que possui, pelo conhecimento e sabedoria que o guia, pela oportunidade de estar estudando. Converse com o seu anjo guardião com frequencia. Vá à sucursal e peça oração para o sucesso nos estudos. Essa oração é infalível. Isto é, se você estudar, terá mais facilidade de assimilar e compreender os temas estudados.

11.) Gratidão: Pratique gratidão à empresa e entrevistador que o entrevistará. Agradeça por já ter sido empregado, fazendo se manifestar na terceira dimensão, o que já existe no seu mundo mental. Transmita harmonia e paz mentalmente para ele. Assim, ele sentirá que você é uma boa pessoa e poderá ajudar a não ser exigente de forma exagerada. Pratique atos de gratidão a Deus na sucursais, de forma a proporcionar o bem aos outros.

12.) Fé: Enfim, a forte convição de que irá ser aprovado precisa se transformar em Fé, baseada na fé de que Deus o está orientado através de espíritos elevados. O Pai Celestial, o Senhor El Cantare, sempre zela por nós. Assim, através da orientação de espíritos elevados, estaremos sendo conduzidos para a realização do nosso sonho.

Enfim, foi aplicando a maioria  dessas leis que fui aprovado nas diversas vezes. Teste isso na sua vida e se fizer de coração puro, como amor e dedicação, será bem sucedido. Mas, se repetir, não desanime, pois o sistema é feito para reprová-lo e não para valiar seu potencial.

Boa sorte nos próximos concursos.

Carlos.

 

 

 

   

 

Mas será que é fácil?