Apego e Renúncia 執着と放棄

今週のあなたを支えるコトバ

“Palavras que nos Sustentam” para esta semana

「どれを取るか。

“Qual você escolhe?”

どれを持っていくか」という選択をすることが、

“Qual você deseja levar ?”.

どうしても苦しくて難しい場合には、逆に、「何を捨てるか。

Muitas vezes, ao fazermos escolhas, de alguma forma, sofremos e sentimos dificuldades. Mas, se ao contrário, pensarmos sobre “O que posso jogar fora?”

何を捨てれば、いちばん楽になるか」ということを考えて、

O que poderiamos jogar fora para nos tornarmos muito mais leves e livres?”

大胆に捨てることです。
Isto é, jogar fora de verdade, sem medo.

捨てれば、その分だけ執着が減って楽になり、
Quando jogamos fora alguma coisa, só com isso já fazemos com que o nosso apego material se reduza, tornando-nos mais leves e tranquilos

苦しみが軽くなるのです。

aliviando o nosso sofrimento.

Texto extraído do livro: 『奇跡の法』第1章 「運命を逆転させる法」(P.55より抜粋)

“A Lei do Milagre” Capítulo 1 “Maneira de reverter o nosso destino “(Pag.55)”

幸福の科学出版メールマガジン”Winds of Happiness”2008-6-14 第75号

Revista por email, “Ventos da Felicidade” no. 75 de 14-06-2008

Comentários:

A vida é cheia de escolhas. Muitas vezes nos apegamos de tal forma à matéria que sofremos quando temos que fazer uma escolha. Muitas vezes queremos ter tudo, gerando mais sofrimento ainda.

O apego excessivo às coisas faz com que a nossa vibração espiritual se torne mais densa, mais pesada, atraindo sobre nós energias negativas.

As coisas foram feitas para nos servir e não para que nós fiquemos dependentes delas. Por isso, devemos ter em mente que tudo que se manifesta em nossa vida foi criado pela presença Búdica em nossa interior.

Muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que queremos, passando noites em claro, sofrendo e causando sofrimento às outras pessoas. Só porque estamos em dúvida se pegamos esse ou aquele.

O Senhor Buda, ao dedicar totalmente à busca espiritual, abandonou tudo. O Senhor Jesus Cristo, ao dedicar-se à divulgação da verdade, abandou tudo também, família e bens.

Por que Eles fizeram isso. A resposta é bem simples. Por que Eles sabiam e não tinham dúvida nenhuma de que o Poder Universal, manifestado através do Amor e Misericórdia de Buda, fornece os suprimentos necessários ao seus filhos. Isso mesmo, teremos tudo na medida em que precisamos. Se você acredita, você já recebeu. Se você não acredita, é como se possuísse uma conta de uma milhão de dólares, mas não consegue sacar porque esqueceu a senha. É assim.

Buda, Jesus, o Mestre Okawa sabem bem disso e não perdem tempo em escolhas materiais. Sabem que coisas materiais são energias passageiras e não existem verdadeiramente. Isto é, na realidade material da 3a. dimensão estão presentes e paupáveis, mas não poderão ser levadas para os níveis espirituais de maior vibração e elevados, por que são densas e não tem utilidade alguma lá, pois não representam as verdadeiras riquezas.

Por isso a dica. Ao invés de ficar preocupado em que vai escolher, preocupe-se com aquilo que pode renunciar e jogar fora verdadeiramente. Isto de fato poderá torná-lo mais leve e tranquilo.

Jogue fora todos os rancores, raivas, remorsos, abra mão daquilo que você quer que os outros reconheçam para você, deixe de exigir as coisas dos outros, renuncie às coisas materiais, renuncie ao ego materialista.

Ao jogarmos fora tais coisas, tornamos o nosso coração mais leve e sem esse peso, assim como um balão de gás, nos elevamos espiritualmente, como se flutuanto para dimensões mais elevadas.

Está escrito na Bíblia. “Primeiro preocupe com as coisas do Céu e as demais coisas lhe serão dadas por acréscimo.”

O Mestre Okawa reafirmou recentemente, “Conheça a verdade e a verdade vos libertará;”

Quer dizer, livre-se dos apegos e dedique-se ao estudo e conhecimento das coisas espirituais. Consequentemente, quando tivermos a mente livre dos apegos, tudo se manifestará. A força Búdica que nos preenche emergirá e tomará conta de nosso ser, guiando-nos, sustentando-no, vestindo-nos, alimentando-nos e protegendo-nos.

Enfim, ao jogarmos alguma coisa que nos incomoda, estamos abrindo mão de algo que nos prendia à matéria. Ao fazermos isso, muitas vezes evitaremos disputas entre as pessoas pela posse de coisas que não representam o verdadeiro tesouro. Ao renunciarmos a tais coisas, estamos tornando este mundo melhor, pois estaremos eliminando a disputa e o sofrimento.

Reverencias…