O Caminho para a Iluminação – Parte1

悟りの方法 - O Caminho para Iluminação

O Mestre Okawa, cita no livro “As Leis do Sol”, que a iluminação é o processo de corrigir a nossa vida, através do refinamento espiritual e a nossa Natureza Búdica. E que existem muitas possibilidades e ilimitados caminhos de treinamento preparados. Tais caminhos não existem somente no Budismo, mas também no Budismo, Cristianismo, Shintoismo, Confuncionismo,  Taoismo e Islamismo possuem métodos de treinamento para a evelação espiritual.

Mas alerta sobre o fato de que devido à diversidade de caminhos e opções religiosas, muitos que estão à busca da verdade búdica acabam por se perderem numa floresta de métodos como se estivessem num laribirinto.  Por isso começam a se perguntar qual das religiões é a correta.

Todas as grandes religiões do mundo que vem inspirando o povo desde os tempos remotos são manifestações das diferentes cores do prisma da Luz de Buda.

Mas não se pode afimar o mesmo a respeito de novas seitas.

A razão porque essas grandes religiões possuem grande número de seguidores e se propagaram pelo mundo é que os seus fundadores possuem em seus corações o brilho Luminoso de Buda. (a Luz Divina).

A diferença que existe entre essas religiões é que elas foram ensinadas em épocas diferentes, em países de costumes diferentes, em que a forma de viver e pensar eram diferentes. Apesar da diferença no brilhos dessas cores, na essência tem origem no mesmo Deus.

Mas para esta nova era, o Mestre Okawa diz que é preciso encontrar uma nova forma de transmitir as Verdades Búdicas, apropriada para a cultura moderna atual.

Um método ativo de iluminação é elevar o nosso estado mental unificando-o com estado mental de Buda (Deus).

Nesse método de Iluminação devemos do nosso coração o coração de Buda.  Isto é, fazer da nossa mente a Mente de Buda. Isto significa buscar constantemente uma forma de viver em que estejamos sempre seguindo a Verdade Búdica. Buscar o Correto Coração.

Com esse objetivo foi nos dado os “Oitos Corretos Caminhos” e as noções básicas para desenvolvermos o amor.

Os Oitos Corretos Caminhos ensinam a Verdade Universal e todos que segui-los certamente conseguirão elevar-se espiritualmente.

Pode se dizer que o resultado iluminação é a ascensão  espiritual.

O Mestre explica que através do estudo e prática dos Oitos Caminhos Corretos na nossa vida é uma forma de iluminação, pois estaremos dando passos na direção da elevação espiritual. Mas lembra-se que é preciso determinação na busca do caminho correto, pois pode demorar muitos anos, até mesmo mais que uma vida, para se obter a iluminação.

Mas iluminação pode ser conseguida gradativamente.

Os Oitos Corretos Caminhos é composto das seguintes partes:

1- A Correta Visão;

2- O Correto Pensamento;

3- A Correta Expressão (Falar);

4-A Correta Ação;

5-A Correta Vida;

6- O Correto Esforço;

7- A Correta Consideração;

8- A Correta Tranquilidade de Coração.