A Willigness To Learn – Disposição para Aprender

No Livro Unshakable Mind (不動心、Fudoushin = Mente Inabalável), o Mestre Ryuho Okawa nos fala como construir uma mente poderosa, progressiva, positiva, invencível e inabalável. Tudo isso depende, logicamente, da predisposição da pessoa em buscar novas soluções e aprender coisas novas. A força de vontade é a propulsora da ação desejada, mas está relacionada diretamente com a vontade de se buscar novos caminhos e novas formas de se pensar.

No Livro Unshakable Mind, no capítulo “A willingness to learn”, o mestre explica sobre a importância da predisposição da pessoa em aprender.

Considerando a insignificância de um simples dia, você deve buscar formas de como aproveitar melhor as limitadas horas que ele contém.

O importante aqui é a aspiração em aprender.

Primeiro, você pode aprender adquirindo mais conhecimento. Uma das chaves para entender a vida pode ser encontrada nos pensamentos dos grandes personagens da história da humanidade.

Através da leitura de livros de ideologias, filosofias e literatura, a sua mente será elevada para um nível superior e você verá que poderá resolver os problemas de sua vida com muito mais facilidade.

Melhorar o nível de conhecimento é muito importante quando se pretende obter um nível superior consciência.

Adquirir um nível de consciência superior significa que o seu espírito está evoluindo adequadamente.

A grandeza do ser humano é determinada pelo grau de consciência que possui, isto é,  o grau de evolução da perspectiva que consegue ver os outros e este mundo.

Por exemplo, você pode facilmente se tornar um mestre, mesmo nos assuntos que você dependa dos outros para aprender, se conseguir formar uma boa base de informação e de conhecimento em especial.

A ocorrência de mal-entendidos na vida é muito mais decorrente da falta de consciência dos sentimentos alheios ou da falta de compreensão da razão por que algumas coisas aconteceram com você.

Leva tempo para ouvir as explicações dos outros e algumas vezes talvez você não seja capaz de evitar um mal-entendido.

Mas se você conhecer a respeito da vida de diferentes (grandes) personagens, terá condições de compreender por que algumas vezes ficamos em situações difíceis.

Acumular conhecimento será de grande utilidade para se conhecer melhor, para conhecer os outros e compreender este mundo criado por Deus.

O que você vai ganhar com “se conhecer melhor”, conhecer melhor os outros e compreender este mundo ?

A resposta é FELICIDADE.

Para os seres humanos, possuir conhecimento é motivo de grande prazer.

Se você expandir sua esfera de conhecimento, também o seu mundo interior se tornará muito mais vasto.

Ninguém gostaria de ser uma formiga, por que ? Isto tem relação com a forma de ver este mundo. Há uma grande diferença entre a visão de uma formiga e a visão de um ser humano. Formigas não conseguem pensar da mesma forma como os seres humanos. Por isso os seres humanos não tem vontade de transformar numa formiga.

Assim, o conhecimento de si próprio é também fonte de uma grande felicidade.

Estudar não é a única forma de adquirir conhecimento. Você pode também adquirir o conhecimento através das experiências vivenciadas.

Para isso é preciso viver cada dia com a certeza de que esta contém alguma coisa que servirá para enriquecer a sua vida.

Quando a pessoa está vivendo numa tempestade de problemas, começa a reclamar e a se perguntar por que tem passar por isso. Mas, é que algumas vezes, existem lições que precisam ser aprendidas nessas circunstâncias. (E uma vez aprendida a lição, o problema se extingue)

Sem dúvidas que tais experiências servem como lixas para refinar a alma.

Os desafios funcionam como catalisadores par aumentar a estatuta humana (engrandecer-nos).

Vencer os desafios da vida dá uma tremenda auto-confiança para a pessoa.

Os segredos daqueles que vemos como sábios baseiam-se na atitude de pensamento positivo.

Existe no mínimo um aspecto em que a pessoa é mais avançada que até mesmo os grandes santos. 

Podemos apresentar aspectos maravilhosos nunca atingidos  mesmo por grandes mestres.

Temos que aprender até mesmo com aqueles julgados como maus pela sociedade, pois entre eles existem pessoas que fariam qualquer coisa para auxiliar um amigo em dificuldades.

Enfim, vocês devem ter mais e mais vontade de aprender e orgulhar-se pelo quanto  tem aprendido num único dia.

Nada na vida é inútil, quando visto pela perspectiva de que as experiências enriquecem as nossas almas.

Reverências…..