Capacidade de Superação

Você tem Capacidade de Superação?

superacaoNos momentos de crise, as pessoas são testadas quanto às suas capacidades de superação. Esses momentos exigem suprimento adicional de energia e uma mente poderosa, pois a desesperança e a fadiga batem fortes, consumindo os ânimos.

Assim como a força física, a força espiritual pode ser adquirida e ampliada se houver persistência na busca da sabedoria. O ser humano se desenvolve na medida que enfrenta os problemas que surgem na vida. Ainda que fracasse, se analisar profundamente as causas, terá condições de extrair lições valiosas para melhorar a própria vida.

A vida é um caderno de exercícios a serem resolvidos. Certamente, nós somente conseguiremos resolver problemas complexos se estivermos devidamente preparados. Cada problema que acontece em nossa vida precisa ser encarado como uma oportunidade para crescimento e fortalecimento do nosso espírito. Esse é o fator que determinará as suas chances de sucesso.  É importante encarar o problema como um teste que nos levará ao próximo estágio, aumentando a nossa experiência.
Quanto mais experiência tiver, mais facilmente conseguirá resolver seus problemas. É muito fácil trabalhar e viver bem quando as coisas estão correndo bem. Mas diante de um problema, não podemos correr e fugir de medo.

Para vencer os  problemas será necessária dedicação, coragem, uma boa dose de pensamento positivo e uma mente inabalável. Aqueles que desenvolverem uma mente inabalável não tremerão diante das dificuldades. A mente inabalável era a principal arma dos samurais, quando enfrentavam os inimigos mortais. Diante o perigo de sucumbir, caso se deixasse tomar pelo medo, possuir uma mente inabalável representava o caminho da vitória.

O problema é que o medo consome as energias armazenadas, reduz a capacidade de percepção, aumenta a incerteza e estimula a negatividade sobre os resultados esperados.  Não há como obter energia adicional para vencer o problema se estiver com medo.

A capacidade de superação somente se manifestará se tivermos fé naquilo que buscamos. Da mesma forma como o jovem e pequeno Davi enfrentou e venceu o gigante Golias, devemos enfrentar e vencer os problemas da vida. Vocês acham que Davi teve medo? Provavelmente, pois ele era um ser humano como nós. A diferença é que ele não se deixou vencer pelo medo e teve fé, se enchendo de coragem e pensamento positivo. A sua confiança inabalável na força Divina determinou a sua vitória. Isso é o mesmo que possuir uma Mente Inabalável.

Mente Inabalável é não se deixar perturbar pelos acontecimentos à sua volta. Não se deixar vencer pelos pensamentos negativos, emitindo pensamentos positivos contrários tais como: “Eu posso!”;”Eu sou capaz”; “Eu vou conseguir”;”Eu sou guiado pelo meu anjo guardião”;”Deus, o Buda Eterno, me ilumina e me guia para o sucesso infalível”.
Pensando assim, depois depois de algum tempo de treinamento espiritual enfrentando os problemas da vida, ficará clara a diferença entre os faixas-pretas e os faixas-brancas. O faixa-preta não avança loucamente sobre o adversário, mas analisa cuidadosamente cada um dos seus pontos fracos, de forma que o ataque final seja fulminante.

Por isso, assim como o Mestre Ryuho Okawa ensina, saiba que dentro de você está a usina para gerar a energia adicional necessária para vencer qualquer problema. Tenha fé, pois será importante acreditar sem duvidar. Sustente a visão de seus objetivos e sonhos como se estivessem realizados. Não tenha medo. Enfrente corajosamente o inimigo e triunfe, pois dentro de você o poder do Senhor Buda, Deus, está brilhando eternamente. Ainda, que a sua luz esteja coberta por uma camada que a impede de brilhar, a luz existe e está lá, esperando para iluminar tudo e a todos. Da mesma forma, assim como temos a nuvens bloqueando a luz solar, a luz do sol não deixa de existir e está lá brilhando. E então, quando as nuvens se dissiparem, a luz incidirá fortemente sobre nós.

Por isso, recomendo calma e paciência. Não fique parado e mova-se em direção ao que quer. A cada passo sentirá mais confiança, ainda que tropece, levante-se e mantenha seus olhos fixos no seu objetivo. Os pensamentos negativos devem ser eliminados e frases de vitória, de pensamentos positivos devem ser repetidas constantemente.

Finalmente, acredite que você é filho de Deus, filho de Buda. Portanto, não existe obstáculo para Deus, logo nem para você, pois sois a pura essência Dele.

Lute, incansavelmente. Não tenha medo, nem por um segundo. Mantenha em sua mente a luz acesa do seu sonho. Esse é o gerador que criará um novo futuro e uma nova vida.

Reverências.