Princípio do Progresso 発展の原理

No Livro 幸福の法、Koufuku no Hou, As Leis da Felicidade, no capítulo 4-6, o Mestre Ryuuhou Okawa aborda o tema 発展の原理、Príncipio do Progresso, onde diz o seguinte:

O Princípio do Progresso é um ensinamento adequado para a sociedade atual.

Na terminologia Budista isso está relacionado com a Terra de Buda, isto é, a Utopia (mundo perfeito) na Terra.

Na Terminologia deste mundo, isso se refere a encorajar as pessoas que estudam a Verdade (Búdica) para obterem sucesso neste mundo, pois quanto mais bem sucedida a pessoa, maior a sua influência (positiva na sociedade e gerando felicidade às demais pessoas).

Desejo que as pessoas obtenham o Verdadeiro Sucesso e aumentem seu poder de influência sobre os outros, sem se tornarem escravos do dinheiro, sem que fiquem obcecados em obter promoções na carreira profissional, sem que se apeguem às coisas materiais.

Eu gostaria que as pessoas ficassem apegadas à felicidade, pois ela pode ser levada deste mundo para o mundo espiritual, após a morte. 

A Ciência da Felicidade provê ensinamentos que permitem que os seus seguidores não se limitem à obtenção da felicidade somente para este mundo.  

Os ensinamentos transmitidos não são do tipo que trazem felicidade para a próxima vida no mundo espiritual, tendo que abrir mão da felicidade neste mundo. Eu não desejo que nossos seguidores se tornem infelizes nesta vida e fiquem condenados à miséria por isso.

Há grupos religiosos que transmitem esse tipo de ensinamento, isto é, fazendo com que as pessoas se tornem infelizes neste mundo para adquirir o direito de serem felizes no outro mundo. Me sinto responsável pela felicidade das pessoas neste mundo, me esforço para evitar que as pessoas pensem que precisam viver na miséria para obterem felicidade na próxima vida.

Muito pelo contrário, saibam que a felicidade que produzimos neste mundo é que nos levará à felicidade no próximo mundo, também.

Minha esperança é que as pessoas consigam obter a máxima felicidade neste mundo e consequentemente também na próxima vida.

Mas é importante que a felicidade obtida neste mundo não seja às custas e sofrimento das outras pessoas. Se você para ser feliz estiver passando por cima das outras pessoas, abusando da bondade ou causando qualquer sofrimento aos demais, certamente não será possível obter felicidade na próxima vida, ainda que se sinta feliz fazendo isso.

A Felicidade que devemos obter neste mundo é aquela que também torna as outras pessoas felizes. Devemos ser felizes e gerar felicidade para outros, esse é o verdadeiro caminho para o paraíso. Esse é o tipo de felicidade que poderá ser levada para outro mundo.

Então, espero que as pessoas prosperem e obtenham sucesso nas suas profissões e afazeres nesta terra, sem criar apegos ou trazer sofrimentos para as demais pessoas, usando a felicidade obtida como um poder para levar os ensinamentos da Verdade (Búdica) para os demais.

Simultaneamente, desejo que, aqueles que optaram por abandonar a vida cotidiana para se tornarem monges ou freiras, possam experimentar um profundo crescimento espiritual, mas também possam experimentar as oportunidades de (crescimento espiritual proporcionados pelo) desenvolvimento e de sucesso.

Quando criamos a Utopia (mundo perfeito) fazemos com que o inferno diminua.

Meu objetivo é tranformar este mundo numa utopia (mundo de felicidade e perfeição). Se este mundo se tornar numa sociedade ideal, resultará na redução do inferno.

Para isso, temos que transformar este mundo num mundo ideal.

(A manifestação de amor, conhecimento, auto-reflexão e desenvolvimento acabará reduzindo a população nas baixas dimensões infernais no mundo espiritual, pois cada vez mais menos espíritos cairão lá. )

Consequentemente, quando parar de entrar espíritos no inferno, os seus habitantes irão começar a refletir sobre suas vidas e gradualmente começarão ascender ao mundo espiritual mais elevado (paraíso), fazendo com o número de habitantes do inferno diminua muito.

A primeira coisa que precisamos conseguir é evitar que continuem indo espíritos para o inferno. Parar de ir gente para o inferno é o primeiro passo. Pois, enquanto estiver indo gente para lá,  não faz diferença quantos espíritos conseguem ser salvos e se elevar espiritualmente, pois sempre acaba indo mais espíritos para lá. Isso gera um círculo vicioso, que nunca se acaba.

Outro ponto é que precisamos transformar este mundo na Terra de Buda (Deus), o paraíso. Para isso precisamos fazer com que o conhecimento da verdade chegue ao máximo de pessoas possível, para que pratiquem os ensinamentos de como ter uma “MENTE CORRETA” (Correto Coração) e se esforcem em praticar os “Princípios da Felicidade”.

Texto Extraído e adaptado a partir do Livro “THE LAWS OF HAPPINESS”, escrito pelo Mestre Ryuuhou Okawa.

A mensagem aqui transmitida é que se progredimos honestamente, contribuindo para o crescimento e melhoria da sociedade, estaremos ajudando a criação de um mundo ideal, a utopia.

No mundo ideal a tristeza e o sofrimento são erradicados. A infelicidade deste mundo está mundo relacionada às questões materiais, questões financeiras e, questões de relacionamento pessoal.

Muitas pessoas ainda estão insconcientes de que são espíritos e que o nosso verdadeiro mundo não é esta dimensão terrena. Dessa forma, acabam se apegando e buscando o sucesso a qualquer custo, gerando uma competição destrutiva e produzindo muita desarmonia no ambiente em que vivem.

Esse apego material ocorre normalmente porque acham que as riquezas deste mundo é o principal objetivo da vida. Pelo contrário, a riqueza é uma manifestação do amor divino e consequência do que estamos gerando de bom para a sociedade. Logicamente, existem casos de pessoas que herdam certas riquezas. Mas isso graças aos seus antepassados que contribuiram para o progresso do mundo. A riqueza é produzida quando se gera felicidade para as pessoas. Analisem porque algumas empresas tem muitos clientes e outras não. Aquelas que tem muitos clientes estão gerando felicidade às pessoas, oferecendo melhores condições de preço, comodidade, prêmios, etc. 

O mesmo vale para os relacionamentos pessoais. Quais são as pessoas que possuem maior número de amigos. Em geral são pessoas que fazem os demais se sentir bem, transmitem amor, alegria e possuem mente positiva.  Levar a felicidade às pessoas fará que nos tornemos felizes, tanto na vida particular, quanto na vida profissional.

Aplicando os ensinamentos da verdade estaremos melhorando a nossa vida e o ambiente à nossa volta. Se queremos mudar o ambiente e as pessoas, devemos mudar a si próprio em primeiro lugar.

Ensinando a verdade para as pessoas, estamos fazendo atos de amor. Estamos levando a luz àqueles que ainda não despertaram completamente para a verdade. 

A missão do seguidor deste ensinamento é ser feliz e fazer as pessoas felizes.

Reverências…