Conselhos para uma Juventude Inteligente

O Mestre Ryuho Okawa lançou mais um livro, completando 504 publicados até agora.

O título em japonês é 知的青春のすすめ (chiteki seishun no susume), que significa Conselhos para uma Juventude intelectual.

Refinar as nossas habilidades, realizará nossos sonhos. 

Nós que já estamos velhos de idade, não devemos pensar que este livro não é para nós. A razão disso é que a idade está na mente e não corpo. Você pode ter o corpo debilitado de velhice, mas se crer que é jovem, sentir-se-á como jovem. Há muitos jovens que parecem velhos e muitos velhos que ainda são jovens, pois as suas mentes se refletem nos seus atos, comportamentos,  força de vontade e realizações.

Os tópicos abordados neste livro são:

1.O que é a verdadeira inteligência

2. Jeito para se tornar uma pessoa de ação

3. Redescobrindo o seu verdadeiro valor

4. Livros que devem ser lidos pelos estudantes

5. Descobrindo o significado do estudo e do trabalho

6. Forma de viver da mulher que tem graduação universitária

7. Dicas para viver uma vida intelectual na juventude

O Mestre explica que não é muito simples saber se uma pessoa tem ou não boa capacidade intelectual, isto é, boa cabeça. Muitos pensam que a capacidade da pessoa está no nome da escola ou no nível de formação que possuem, mas na verdade há algumas coisas que não podem ser medidas facilmente, tais como: Caráter, Personalidade, Capacidade de Planejamento, Capacidade Oratória e a experiência da pessoa.

Existem pessoas que se esforçam para estudar sempre, enquanto existem outras que preferem ficar assitindo televisão deitados no sofá. Obviamente, não se trata apenas da forma de pensar. A forma de pensar se reflete nas ações da pessoa. Se a pessoa gosta de estudar, logicamente essa tendência vai aparecer no seu comportamento, porque já pensa dessa forma. Ao passo, que a pessoa mais preguiçosa sempre estará procurando um jeitinho para descansar, negligenciando os estudos. Como viemos a este mundo para aperfeiçoamente espiritual, estudar é importante para ajudar melhorar a vida na Terra.

Existem certos profissionais que mesmos quando ficam velhos, não caducam facilmente, isto é, são lúcidos e ativos. Esse tipo de pessoa ativa na velhice, indica claramente como eram quando jovens e durante toda a vida. Tais pessoas não deixam de estudar. Estudar é um prazer, uma forma de descansar do trabalho físico. Sempre estão aprendendo novas coisas para aplicar em suas carreiras profissionais. Não são imediatistas, têm paciência e sabem que o estudo de hoje é o tesouro de amanhã.

Por exemplo: atualmente existem muitos brasileiros passando dificuldades no Japão à procura de emprego. Uma das razões porque são rejeitados é a falta de domínio do idioma japonês, acabando por serem descriminados.

O fato é que o trabalho contratato está temporariamente escasso e tem aparecido trabalhadores de outras raças, que dominam um pouco melhor a língua, tendo mais chances, pois são capazes de comunicar mais claramente com os empregadores, além de oferecerem mão de obra mais barata.

A questão é, se os brasileiros tivessem imaginado no passado de que algum dia precisariam do idioma japonês, certamente teriam estudado com afinco. Bem, partindo do princípio ensinado pelo Mestre Okawa, não existe pessoa incapaz e nunca é tarde para se começar. Na verdade precisamos vencer a preguiça que se instalou sorrateiramente em nossas mentes.

Quanto mais jovem, melhor. Ainda que seja de espírito. Sabem porquê?  Porque os jovens não têm medo de falhar. Por isso recomendo, que mudem a forma de pensar e tracem um objetivo:  Pensem e decidam, “VOU FALAR BEM JAPONÊS E INGLÊS” e tomem as ações concretas para adquirir esse conhecimento. “VOU MUDAR MEU FUTURO”

Hoje em dia, material didático é o que não falta. Temos material grátis no jornal e na internet. Existem muitos livros ensinado línguas.  A Happy Science  tem ensinado gratuitamente a Língua Japonesa nos templos para ajudar estrangeiros. Há alguns dias estive num desses templos e presenciei 3 brasileiras, uma mocinha, uma mulher e uma senhora mãe de filhos. Fiquei muito emocionado, pois elas disseram que ao invés de ficarem paradas, enquanto estão sem trabalho, estão esforçando-se para aprender e aperfeiçoar a Língua Japonesa, aproveitando melhor o tempo. Disseram que, mesmo que achem emprego, irão continuar estudando. Certamente terão sucesso, pois o que mudou é a mente, fazendo que suas atitudes se tornassem pró-ativas.

O Mestre Okawa explica que a capacidade mental da pessoa é que nem os músculos do corpo. Não adianta querer que a mente funcione bem, se você não a exercita. Quanto menos se exercita a mente, mais vai se perdendo a capacidade intelectual existente. A mente vai atrofiando. Essa é uma das razões porque alguns aposentados adoecem e morrem cedo.

Não importa a idade. Estudar é o método de fazer sua capacidade mental evoluir. Você pode se tornar muito mais inteligente do que já é. A vontade é força que o impulsionará.

Tem gente que estuda no trem, no ônibus, entre o caminho da casa para o trabalho, diariamente. Como se diz, “de grão em grão a galinha enche o papo”. Se for línguas o que deseja aprender, comece já memorizando uma palavra por dia. Se você não consegue estudar, não terá condições de melhorar a sua vida tão facilmente. O estudo ajuda as pessoas a saltar algumas etapas e conseguirem melhores condições de trabalho, ajudando de fato em suas vidas.

Tem  gente que trabalha 6 dias por semana e no sétimo dia quer descansar. Natural, até eu penso assim. Mas, aqueles que usam uma ou duas horas desse dia de descanso para ir para uma escola, ou para ler um bom livro, começam a se destacar em relação ao outros. A diferença é que estão exercitando suas mentes.

A vida é um caderno de problemas. Quem estuda tem maiores chances de resolver os problemas relacionados ao estudo que efetuou. Isso pode representar uma diferença na hora do patrão escolher quem vai ser promovido ou quem vai ser mandado embora.

Você pode melhorar sua capacidade mental. Como? Primeiro você precisa acionar a força motriz que dará o impulso em sua vida. Essa força motriz chama-se vontade. Quanto mais vontade tiver, mais se sentirá motivado a agir. Para despertar a vontade dentro de si, você precisa sonhar, imaginar a posição no trabalho ou na vida. Mantenha essa imagem dentro de sua mente, e a revise diariamente.

Alimente a sua vontade com a Fé, tenha esperança de que vai chegar lá, sem duvidar um momento sequer. Tudo isso tornará você numa pessoa de ação, que será movida pela força motriz gerada pela sua mente. Essa força motriz fará com que você se movimente em direção à realização do seu sonho, aproximando-o a cada dia.

A experiência adquirida na prática diária daquilo que você busca ou daquilo que você gosta  irá torná-lo um sucesso, acredite. As pessoas possuem dom para fazer aquilo que gostam.

Saia em busca das coisas. Corra atrás do que quer. Não espere que ela venha até você, pois pode levar muito tempo. Se você for atrás do seus sonhos, o teu anjo da guarda irá guiá-lo para encontro do caminho melhor para você aprender.

Mesmo numa vida de sucesso, muitas dificuldades e fracassos ocorrem. O Fracasso existe, mas é apenas uma pausa. O fracasso não é algo que você deva temer. Pelo contrário, o fracasso dará força para você se levantar mais forte ainda, pois saberá onde errou. Para isso, toda vez que fracassar, faça uma auto-análise de si próprio, de sua vida. Não encare o fracasso como punição.

Transforme o fracasso num troféu de vitória. Transforme-o num trampolim que o impusionará para o sucesso. Como diz o velho ditado japonês 七転び八起き (nana korobi, ya oki), que significa “Mesmo que caia sete vezes, levante-se oito”, ou melhor traduzindo, “Nunca desista!”.

Cada vez que completar um trabalho, agradeça por ter conseguido. Em seguida, passe a pensar imediatamente no próximo trabalho e idealize que irá fazê-lo melhor do que o anterior, que todos vão ficar felizes, porque você melhorou mais ainda.

Imagine que será um sucesso, mas não espere que os outros reconheçam o seu trabalho. Isso é um erro. O reconhecimento do outros não é a verdadeira felicidade.

A verdadeira felicidade é fazer os outros felizes. Pense em somente fazer melhor e melhor, para que o seu patrão e colegas fiquem felizes pelo seu desempenho cada vez melhor. Pense em ser uma pessoa útil para os outros, para a sua empresa, para a sua família. Isso lhe trará o verdadeiro sucesso. A hora que você começar a se dedicar aos bem dos outros, fluirá infinita felicidade para você.

Dicas para melhorar a capacidade: Comece a ler bons livros, que ajudem a melhorar sua capacidade profissional, intelectual ou espiritual. Leia jornal sempre que puder. Reduza em 50% o tempo perdido com coisas que não o ajudam a crescer, tais como assistir a novelas, jogos, video-game, internet, etc, e verá que terá mais tempo para estudar e crescer com as leituras.

Nascemos sem nada nesta vida, depois fomos formando o ambiente à nossa volta. Mais uma vez, não tema cair e ter que recomeçar do zero. Essa lição é apenas um treinamento espiritual, lembre-se.

O resultado das nossas escolhas voltam para nós depois de algum tempo.

Os homens gostam de mulheres inteligentes. Beleza nem sempre é o primeiro critério. Mas inteligência é o ponto que mais atrai os “bons homens”.  Os homens gostam de mulheres trabalhadoras, inteligentes e capazes de grandes realizações. Não é para ficar na moleza, mas para ter uma vida mais dinâmica e ativa. Mas se você arrumar um namorado vagabundo, peça-lhe que mude a forma de pensar e se torne ativo e estudioso. Caso contrário  é melhor dar o fora nele logo, pois senão poderá se tornar escrava pelo resto da vida. Homens vagabundos tendem a procurar mulheres fortes e inteligentes, de forma que possam ficar acomodados. Mas homens vagabundos também são filhos de Deus e possuem infinita capacidade de realização. Se devidamente incentivados por uma boa esposa se tornarão grandes homens.

Faça do hábito da leitura seu ponto forte. Crie habilidade de ler rápido, de forma a não perder muito tempo na leitura de um livro. Desenvolva a capacidade de ler um livro em menos de uma semana. Depois passe para o seguinte.

O Mestre diz:

  • As pessoas possuem o dom de fazer bem as coisas que gostam;
  • A força espiritual não vem enquanto não nos dedicamos de coração em nossos objetivos
  • Aqueles que não experimentam falhas, terão maiores dificuldades para fazer reflexão e progredir;
  • Leiam livros de autores famosos do campo de atividade ou assunto que você gosta ou trabalha;
  • Aqueles que falam Inglês (ou outra língua diferente) tem capacidade de visão dimensional melhorada;
  • Os executivos precisam dar mais atenção ao público (visão macro) do que para si mesmos (visão micro);
  • Mulheres que trabalham podem se tornar uma excelente parceira;
  • Pessoas que possuem dom (são gênios) não devem se deixar vencer pela inveja coletiva;
  • As pessoas precisam eliminar o medo e complexo de inferiodade de falar em público;

Enfim, estas são apenas alguns dos ensinamentos do Mestre Ryuho, que compilei usando as minhas palavras para explicar superficialmente o assunto tratado no livro.

O que o livro transmite é uma mensagem de que o futuro é daquele que se esforça por melhorar diariamente sua capacidade mental,  profissional e de compreender as pessoas. Tais pontos são dicas para que os estudante se tornem grandes pessoas no futuro.

O Futuro depende de sua capacidade mental. Comece a treinar já.

 Reverências.