A Criação de Riquezas e Prosperidade

No Livro Invincible Thinking (Pensamento Invencível), o mestre Ryuho Okawa nos fala sobre como obter sucesso espiritual e prosperidade.

No Capítulo 3.3, o Mestre aborda sobre a criação de riqueza e  prosperidade financeira.

“*** PROBLEMAS RELACIONADOS A PRECONCEITOS RELIGIOSOS ***

Existem muitas pessoas religiosas que vêem o dinheiro negativamente, acreditando que é errado possuir riquezas.

Esse tipo de pensamento pode ser encontrando nos seguidores do Cristianismo e também do Budismo.

O ponto importante a considerar aqui é que  O GRAU DE POBREZA DAS PESSOAS DEPENDE DO QUANTO A PESSOA ACREDITA QUE POSSUIR RIQUEZAS ESTÁ ERRADO.

Pessoas que acreditam profundamente que aqueles que possuem riquezas não conseguirão entrar no céu (ou paraíso), nunca conseguirão tornar-se ricas.

Se essas pessoas que pensam assim ficam somente nisso, não há muito problema.

No entanto, se tais pessoas possuem inveja daqueles que são ricos, começando a criticá-los, irão criar um inferno em suas mentes.

Este é um exemplo do que a auto-limitação pode causar.

Se a pessoa não tem desejo de obter dinheiro ou outras formas de luxúrias, nem tem apego a isso, poderia ser considerada uma virtude.

Mas, se você começa a ter a intenção de castigar aqueles que são ricos, dizendo-lhes que as suas riquezas o levarão para o inferno, uma núvem negra começará a cobrir sua mente e você criará um inferno mental para si mesmo.

Isso parece estranho, mas é dessa forma que isso funciona.

Se você começa a se apegar a isso, mostrando uma tendência de criticar os outros, é melhor tomar muito cuidado.

*** RIQUEZA COMO UM MEIO DE PROPORCIONAR FELICIDADE ***

Para solucionar o dilema de se possuir ou não riquezas, devemos nos perguntar o porquê da existência da riqueza. A riqueza pode se referir a dinheiro ou bens, mas por quê ela existe?

A RAZÃO DA RIQUEZA EXISTIR NESTE MUNDO É UMA FORMA DE EXPRESSAR A RIQUEZA EXISTENTE NO MUNDO VERDADEIRO (Mundo Espiritual).

O Mundo Verdadeiro não é um lugar pobre.

A riqueza adota diversas formas e existe uma lei que estabelece que “OS PUROS DE CORAÇÃO RECEBERÃO TUDO O QUE DESEJAREM!”.

Os habitantes do Mundo Verdadeiro possuem um coração puro, por isso todos eles são prósperos.

Só que a forma como a riqueza se expressa no Mundo Verdadeiro não existe no mundo tridimensional (terra), por isso as pessoas utilizam-se do dinheiro como um meio substituto para expressar essa riqueza.

Claro que a riqueza não necessariamente tem que ser em dinheiro, mas o dinheiro é uma forma conveniente de expressão.

O problema então passa a ser como o dinheiro é utilizado. Em outras palavras, o bem e o mal em relação ao dinheiro depende das intenções e os motivos do usuário.

Por exemplo, se uma instituição deseja construir um auditório, irá precisar de dinheiro. Se a construção desse auditório possibilitar realizar conferências, palestras e encontros que beneficiam as pessoas, então o dinheiro terá sido bem empregado. Esse auditório também pode ser alugado para outras pessoas realizarem eventos, criando assim uma opção de serviço para as pessoas.

Este é um exemplo de como uma instituição pode empregar o dinheiro para criar espaços úteis, onde poderão ser realizados eventos que trarão benefícios, alegria e felicidade às pessoas.

É lamentável como a riqueza faz com que muitos fracassem.

Se nós realmente quisermos ajudar a melhorar este mundo, aqueles que forem puros de coração precisam ensinar os outras em como utilizar as riquezas corretamente.

Outro ponto é que precisamos ter a certeza que a riqueza foi gerada de forma correta (isto é, honestamente). Se isso for conseguido, o mundo se tornará muito melhor.

Penso que *** AS RIQUEZAS PRECISAM SER CANALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IDEAL NESTA TERRA”, um mundo bem melhor.

Isto é muito importante, pois a riqueza é um meio de se proporcionar a felicidade para um grande número de pessoas.”

—————

Comentários:

Bem, acho que o texto já está bem claro e dispensa qualquer comentário. Este livro não está publicado em português ainda, mas para aqueles que lêem inglês, pode ser adquirido na Amazon Books ou diretamente no site da Ciência da Felicidade no Japão, cujo link se encontra à direita desta página.

Reverências.