O amor que se dá 与える愛

daramorUm dos ensinamentos que podem ser considerados como pilar da Happy Science é o Amor.

O amor que se dá (与える愛 = Ataeru Ai), ou em outras palavras, o amor que não espera nada em troca.

Na sociedade de hoje, existem vários entendimentos sobre o amor, que nada tem a ver com o verdadeiro amor.

Neste exato momento, há pessoas que estão sofrendo por causa do amor, enquanto que outros estão rodeados pelo amor.

O QUE É A ESSÊNCIA DO AMOR ? 

ほんとうの愛は、無私の愛であり、無償の愛であり、見返りを求めない愛であり、相手を自由に伸び伸びと生かしめる愛です (Pronúncia/Tradução: Hontô no ai wa, mushi no ai deari, mushô no ai deari, miokuri wo motomenai ai deari, aite wo jiyû ni nobinobi to ikashimeru ai desu. => O verdadeiro amor é o amor sem ego, é o amor sem compensação, é o amor que não espera algo em retorno, é o amor que faz a pessoas crescerem livremente). 

Vamos tentar definir a essência do amor: “Amor é desejo do espírito de se unir novamente a Deus, que é fonte que lhe deu origem“.

É fundamental aceitar a idéia que nós fomos originados de uma única fonte de vida. Todos os seres vivos se originaram dessa fonte única. Assim todos somos um só.

Portanto, amor é sentimento de união com os outros. É preciso reconhecer que nós não somos seres separados dos outros, mas somos um só com os outros e que amando os outros estamos amando a si próprio. E, finalmente, amando os outros estamos amando a Deus, a fonte única de origem. As pessoas tentam-se unir-se e obter grande felicidade conjuntamente.

Por que um homem e uma mulher tem o desejo de se unirem ?  Por que o marido e a esposa tem a intenção de viver juntos até o fim de suas vidas ? Por que existe o relacionamento entre pais e filhos e porque isso pode ser sustentado por muitos anos?

Isso ocorre porque eles possuem o desejo natural de se ajudarem mutuamente a crescer e se desenvolver.

É assim, porque os seres humanos não seriam capazes de evoluir se não houvesse outras pessoas.

Se não existissem outras pessoas, que motivação você teria para progredir ou melhorar a si mesmo? Nenhuma!

A existência dos outros é a base para o nosso próprio crescimento. Pois, observando como os outros se comportam, como reagem, sentindo como eles nos olham e nos tratam, nós descobriremos o que é preciso para melhorar os nosso espíritos.

Sem a presença dos outros não teríamos como progredir e nem como sentir a verdadeira felicidade.

Por exemplo, o amor dos pais para com os filhos. Os pais amam as suas crianças somente por deram à luz esse filho? Não, mas é porque além disso, os pais sentem alegria de aprender e compartilhar experiências durante o processo de educar seus filhos.

Mas o que é isso? Os pais foram instruídos para se comportar ou sentir desse jeito? Os filhos amam seus pais por que lhe disseram para amá-los? E o marido e a mulher? Por que as pessoas se apaixonam?

Analisando essas questões, o Mestre Okawa, ensina-nos que o amor existe porque Deus é fonte de origem dessa energia, cuja energia faz  fluir através da vida humana. 

O Mestre ensina-nos que essa energia fundamental que flui através das nossas vidas é o amor. É o poder que nutre a cada um de nós e nos ajuda a crescer.

Ambos os mundos, este e o outro, estão preenchidos da energia do amor que fluem sem cessar.

Por exemplo, até os alimentos que recebemos da natureza são expressão dessa energia de amor. Por que será que os alimentos se transformam em energia para os nossos corpos? Porque as frutas são saborosas? Ao olhar para essas coisas perceberemos que a energia que recebemos no curso de nossas vidas na Terra nada mais é do que a energia do amor dos outros.

O amor nada mais é do que o sentimento de querer estar a serviço dos outros. O amor não é somente para nós.

Ao ler os livros da verdade você aprenderá que os seres humanos foram abençoados com a vida eterna. O que significa vida eterna? Isso é possível? Porque a alma vive eternamente?

Porque o poder que nutre essa vida eterna é o Poder do Amor de Deus. Deus é Eterno.

 O AMOR QUE SE DÁ PODE MUDAR A SUA VIDA

É muito fácil dizer que é necessário amar as pessoas. No entanto, é muito difícl colocar isso em prática.

O problema é que a maoria das pessoas pensam que amar é dar algo para alguém na experança de ser reconhecido ou receber algo em troca.

Existem pessoas que dizem que amam as pessoas, mas prendem e sufocam de forma que a pessoa amada só pode dar atenção para elas. Outros gostam de dar presentes na esperança de ganhar algo em troca, as vezes melhor do que deu ainda. Será que isso é verdadeiro amor ? Tem pessoas que limitam as atividades de seus filhos para que fiquem sob o seu controle, impedindo-os de sair e de fazer coisas que gostariam, dizendo que fazem isso para protegê-los por que os amam. Será que isso é o verdadeiro amor?  É o amor que se dá sem nada esperar retorno? Claro que não!

O que vocês precisam saber e tomar conhecimento é de que dar amor é um dos principais objetivos de sua disciplina espiritual na terra“. E emitindo pensamentos de amor, você fará que sua vida comece a mudar completamente.

O Mestre Okawa nos ensina que precisamos parar de desejar ser reconhecido pelas pessoas. Parar de querer ser o centro das atenções. Parar de querer receber mais do que os outros ou de ser melhor do que os outros.

Imagine, se você quisesse fazer um movimento para ajudar a si próprio. Uma campanha para arrecadar dinheiro para ajudar a si mesmo. Você acha que as pessoas vão te ajudar? Claro que não! Mas, se esse dinheiro não for para você, mas para alguém que está necessitando dele e tenha como objetivo ajudá-lo a superar alguma dificuldade, certamente, muitas pessoas irão se juntar a você! Parece estranho, mas o Mestre afirma que a Lei espiritual é assim. Quando nos movemos para ajudar os outros, muitos se juntarão a nós. Por isso, mova-se, não fique esperando.

 O AMOR FLUE PARA AQUELES QUE DOAM AMOR!

O amor que dá é aquele que não espera nada em troca. No momento em que você der amor e esperar por algo em troca, toda a sua ação de amor foi anulada e perdeu seu valor. O Mestre diz que o amor morre. E afirma que isso não é uma expressão poética, mas é a pura verdade, quando visto com olhos espirituais.

A razão pelo qual não devemos esperar nada em troca daquilo que fazemos em prol das pessoas , é porque o amor doado realmente voltará a nós. Não é preciso buscar por ele. Se você quer amor, dê amor.

Não se esqueça que esta é uma das leis espirituais muito importante, e não pode ser vista pelos nossos olhos carnais.

É por isso que existem grandes personagens na história da humanidade. Por que eles, por amor das pessoas, fizeram muito para ajudá-las, sem nada esperar em troca.

O Mestre Okawa, por possuir visão espiritual, nos ensina que quando fazemos alguma coisas para beneficiar alguém, no momento em que o pensamento entra em nossa mente e agimos, uma aura de luz aparece em volta de nossa cabeça. Essa aura é algo que nos é dado pelo mundo espiritual, apesar de não poder ser vista pelos nossos olhos carnais.

Certamente você já sentiu todo os seu corpo ficar aquecido quando faz alguma coisa em benefício dos outros sem nada desejar em troca. Não só a pessoa que recebe o amor, mas você também sentirá seu corpo se aquecer.

O Mestre Okawa diz que com a visão espiritual será possível visualizar sua própria aura refletida no espelho quando tiver pensamentos de amor e bondade.

Se os seus pensamentos estiverem cheios de amor, ainda que você pense que está somente dando amor, você também o estará recebendo.

De todas as coisas que herdamos de Deus, existem vários elementos, mas o principal elemento é o amor que se dá.

Através do amor que se dá será possível manifestar a presença Divina existente em nosso interior.

Quando praticamos o amor que se dá, nós tornamos capazes de reconhecer a nossa verdadeira natureza. A nossa verdadeira origem: a natureza Búdica ou Natureza Divina.

Como estamos ligados a outros seres através de um cordão luminoso que vai até Deus, todos estamos conectados como os nós de uma rede de pesca. De cada nó saem fios em direções diferentes, que se conectam a outros nós, assim sucessivamente pela rede toda. Quando você dá amor, essa energia flui pela rede até o nó (da pessoa beneficiada), beneficiando muitas pessoas. Essa energia de amor vai crescendo e depois volta redobrada para nós.

Meus queridos irmãos, o Mestre recomenda praticar esse amor doação  já. Não existe ninguém que não possa dar pelo menos um sorriso para fazer os outros felizes. Comece com um sorriso e depois vá progredindo. Incrivelmente descobrirá que apesar de doar voce sente-se feliz e cada vez mais próspero.

Quando mais amor darmos, mais amor recebemos. Quanto menos amor damos, menos amor recebemos, inclusive de Deus. Não é Deus que faz isso, mas a nossa própria mente.  Essa é a Lei.

Desejo felicidades para todos vocês, meus caros irmãos.

Revêrencias.

Carlos.