Os 3 venenos da Mente 貪瞋痴(とんじんち)の三毒

O Mestre Ryuho Okawa nos ensina que a mente possui três venenos que tiram o homem do caminho da felicidade.

Esses três venenos são conhecidos como “Ton-jin-chi”  貪 瞋 痴 e significam “ganância-raiva-ignorância”.

venenosEsses três venenos inflamam a vida humana e prejudicam os relacionamentos entre as pessoas, sendo causa dos sofrimentos, mortes, doenças e pobreza. Eles são resultados profundo apego às coisas materiais.

Esses três venenos são alimentos do ego. O ego   gera o egoísmo, fazendo com que as pessoas pensem somente em si e se esqueçam dos demais. Por causa desses venenos a alma não consegue avançar no progresso espiritual. 

O primeiro veneno, a Ganância:

O que acha que é ganância ? Quando dizemos que alguém é ganancioso, o que estamos querendo dizer?

Em geral, diz-se que alguém é ganancioso quando esse alguém quer tudo para si. Ser ganancioso é uma atidude que foi cultivada em nosso coração desde a infância. Lembrem-se, mesmo a criança pura, quando vem outra criança brincar com um brinquedo seu, ela costuma não deixar. Isso faz parte do instinto animal. Proteger o que é seu e tentar obter mais para si. Me lembro de mim mesmo, quando ia na casa de algum colega, pegava os brinquedos de todos para mim e não deixava os demais coleguinhas se aproximar. Isso é um tipo de ganância. Querer tudo para si.

Mas como isso pode acontecer até mesmo com uma criança pequenina, que nem sabe direito da vida? Instinto animal? Desejo de ter posses? Vontade de ser mais importante que os outros? Desejo de mostrar poder?

É o conjunto de tudo isso. Algumas vezes isso vem da personalidade da própria pessoa, mas muitas vezes as criança era boazinha, que sempre cedia, mas como acabava ficando sem nada por causa dos outros gananciosos, com o tempo foi mudando e passou a querer tudo para si, somente para  mostrar que também tem poder ou se sentir importante.

gananciaA culpa da pessoa ficar gananaciosa é quase sempre dos pais, parentes e professores. Pois esse hábito cresceu porque as pessoas responsáveis pela educação da criança achavam graça quando isso acontecia ou nem davam bola. Muitos pais, acham que ser amorosos com as crianças é deixá-las fazerem o que quiserem e dar-lhes de tudo. Mas o correto não é bem assim. As crianças são almas que vieram se aperfeiçoar neste mundo, também, assim como nós. Muitas crianças tem muitos brinquedos e isso é bom. Mas quando vão a uma loja, naturalmente, querem mais. Por exemplo, minha filhinha, quando vamos a uma loja e ela vê a seção de brinquedos, logo quer algum. Mas muitas vezes, o brinquedo é semelhante ao que ela já tem em casa. Quer qualquer um somente para não voltar de mãos abanando. Fazendo todos os desejos da criança, ao invés de explicar que ela já tem um brinquedo semelhante e que não precisa desse novo, estamos alimentando o seu DESEJO INSACIÁVEL, que no futuro se transformará no sentimento de GANÂNCIA.

Pessoas gananciosas foram treinadas desde criança a desejar tudo para si, cada vez mais e mais. Aquelas crianças quando crescem, estimuladas muitas vez pelos pais, na escola querem tirar notas altas pelo simples fato de serem reconhecidas, se sentirem acima dos outros, melhores que os outros. Não deveria ser assim, mas em geral é isso que acontece, por causa da competição entre as crianças da classe.

Até no futebol tem o ganancioso, que pega a bola no meio de campo e não passa para os companheiros, tenta fazer o gol sozinho, muitas vezes desperdiçando a chance de ajudar ao seu time a vencer. É o famoso “fominha”. A ganância faz a pessoa ficar individualista,  trabalhar sozinha e ficar cega para o trabalho em equipe. Se esquece da felicidade dos outros, gerando resultados mesquinhos.

Porque o Mestre Ryuho Okawa diz que ganância é um veneno da mente?

A razão é porque a pessoa tem um desejo forte de possuir coisas e esse desejo vai consumindo a pessoa, porque aumente mais e mais, gerando novos sentimentos secundários como a inveja, ciúmes, orgulho, egoísmo, vontade de ser melhor que os outros.

Cuidado, se você é daqueles que vai ao Shopping e fica com uma vontade enorme de comprar algumas coisas somente para satisfazer o ego, ainda que essa coisa não seja tão necessária de fato, poderá estar alimentando a ganância.

A ganância só pode ser vencida pelo reconhecimento de que Deus nos dá tudo, de acordo com o que é necessário. Não é necessário tomar nada dos outros para se obter as coisas. Não é necessário prejudicar as pessoas (ou falar mal de alguém) para subir na empresa, basta trabalhar com esforço e honestidade que você será reconhecido no tempo certo.

A ganância é um desejo insaciável. Lógico que ter desejos é bom para o crescimento das pessoas. Mas, no momento que esse desejo avança sobre o que é dos outros ou quando faz com que não pensemos em ninguém além de nós, estamos agindo como gananciosos.

Ganância é falta de amor. Ganância é falta de crença na prosperidade Divina. Ganância é quando queremos a maior parte para nós. Ganância é quando queremos smepre levar vantagem.

Por exemplo: Quando desejamos pegar a parte mais gostosa de um bolo ou um prato de comida, quando ainda tem outras pessoas para comer. Quantas vezes não vemos pessoas que vão a um churrasco e enchem seus pratos de carne e depois deixam uma boa parte porque não conseguiram comer. Gula é ganância. Enquanto isso, outros que chegaram depois não puderam comer, pois os gulosos não deixaram nada de sobra. Parece brincadeira, mas isso ocorre muitas vezes, principalmente nas festinhas caseiras entre amigos.

O contrário de ganância é o “amor que se dá”. Quando desejamos agradar as pessoas, colocando-se em seus lugares, pensando em fazê-las felizes, estaremos anulando e eliminando a ganância. 

Pratiquem o amor sem esperar nada em troca, ainda que a pessoa beneficiada seja um total desconhecido ou até mesmo um concorrente, pois,na verdade, ela está ligada a você através da presença Divina em seu interior.

A ganância surge por causa do apego material. Por isso, Buda e Jesus ensinaram que devemos nos desapegar das coisas materiais e se apegar às coisas espirituais. Primeiro as coisas do espíritos, depois as coisas materiais lhe serão dadas por acréscimo.

Buda diz, tudo é apego que o impedirá de evoluir espiritualmente. Livre dos apegos, pois eles são as causas dos sofrimentos humanos. Cristo disse que se alguém lhe pedir a parte de cima de sua túnica, de-lhe também toda a sua veste. Isso é ensinamento de desapego material.

Por causa da ganância muitas pessoas estão morrendo no Brasil e no mundo. Tenho alguns conhecidos que faleceram porque quando um assaltante, de arma em punho, tentou lhes tomar um relógio ou algum bem, reagiram. Por isso, acabaram perdendo a vida. Foram reprovados. Se tivessem se lembrado do infinito amor de Deus, que tudo provê, saberiam que poderiam dar não somente seu relógio, mas todas as suas coisas e o Senhor devolveria tudo novamente para você de outra forma. Comigo aconteceu isso, há cerca de 20 anos atrás, dois assaltantes armados entraram na minha casa e levaram tudo, dentro do meu carro. Eu, naquele momento fui iluminado por Deus e protegido pelo meu anjo guardião. Até mostrei para eles onde tinha mais coisas. Me lembro das “caras” deles felizes. É isso, consegui fazer os assaltantes ficarem felizes. Não foi fácil,  é claro. Mas tudo que eles levaram, posteriormente recebi multiplicado. É assim para aqueles que acreditam no Senhor Deus, em Buda, em Deus Pai.

Deus não alimenta até os pequenos pássaros? Por que não nos daria o que precisamos? Será que somos menores que os passáros? Não! Somos filhos de Deus, o Seu Espírito está dentro de nós, a natureza Búdica nos preenche e nos dá vida a cada momento. Essa é a mais pura verdade. Então porque a ganância, se desta vida não podemos levar nada para o outro mundo. 

Segundo veneno, a Raiva:

O mestre Okawa diz que a Raiva é um veneno porque ela vai crescendo e tomando conta de sua mente, fazendo com que você perca o controle de seus atos e da situação, arruinando seu espírito.

angerA raiva é um sentimento que baixa o seu nível de vibração espiritual. Por ser um sentimento de baixa vibração, atrai energia de baixa vibração para si, os famosos espíritos malígnos estão à espreita, esperando por uma brecha.

A raiva abre as portas de nosso coração para a entrada do mal. O mal entra, se instala no coração e cresce a escuridão em nossa mente cada vez mais. Por isso, a raiva vai se tornando incontrolável. Uma das razões é que nos tornamos para-raios de espíritos malígnos, que começam envolver a gente e tentar dominar o nosso ser, inflamando nossa mente com mais raiva, ódio, inveja, desejo de vingança e vontade de destruir a felicidade alheia.

O Mestre Okawa ensina que estamos todos interligados na única árvore da vida, Deus, o Buda eterno, que se estende por todo o universo. o Senhor Deus, El Cantare, é o tronco dessa ávore da vida eterna e todos as pessoas, nós, somos como galhos ligados a esse tronco espiritual.

Quando sentimos raiva e ódio pelos outros, estamos enviando energia negativa para aquelas pessoas. Mas se elas estão ligadas ao mesmo tronco que o nosso e correm pelas nossas veias espirituais a mesma energia de vida, essa energia de vida será manchada pela negritude do nosso ódio e afetará a nós porque também estamos ligados ao mesmo tronco.

O Mestre diz que somos um Só e quando temos o desejo de causar infelicidade ao próximo, é como se estivéssemos tentando cortar um dos galhos de nosso tronco, um de nossos membros. Inevitalmente, esse pensamento negativo afetará o nosso ser, o nosso destino, gerando Karma negativo, que teremos que resgatar nesta vida ou no futuro.

Ter raiva é um perigo, pois mesmo as pessoas mais espiritualizadas podem perder suas condições de pureza, caso se deixem levar pela raiva. A Raiva é a semente do ódio. Até agora, muitas guerras ocorreram por causa da raiva que um povo tinha para com outro. A raiva é um poder das trevas. Cuidado, ao ficar com raiva você está alimentando as trevas. Se você é uma pessoa que costuma a explodir e desabafar em cima das pessoas, fique em alerta e tente mudar esse jeito de ser através da auto-reflexão. Pois esse tipo de comportamento gerará mais raiva dentro de si mesmo e também no coração das pessoas afetadas.

Por causa da raiva, muitas pessoas estão sofrendo neste mundo. Muitas vezes por pequenas besteiras que não valeria nem um centavo.

Mas para que a raiva seja amenizada o que precisamos fazer?

Perdão! Paciência. O Mestre Okawa diz que precisamos perdoar as pessoas, mil vez mil, se for necessário. Jesus ensinou que devemos perdoar 70 vezes 7, isto é, infinitamente. O senhor Buda Shakyamuni ensinou que o perdão é necessário para que possamos evoluir espiritualmente.

Cuidado com a Raiva, pois ela gera um forte sentimento negativo que reduz o seu nível de vibração mental e atrairá sobre ti espíritos malígnos, que gerarão maus acontecimentos. Lembre-se das vezes que ficou com raiva de alguém. O seu dia estragou? Não? Esse sentimento é um perigo. pois funciona como um imã do mal. Por disso, quando teve raiva, provavelmente muitas coisas deram erradas. Não podia ser diferente, você se alinhou com a vibração do mal. Daí não poderia resultar em coisa boa.

A Happy Science, ou Ciência da Felicidade, ensina que para vencer a raiva é preciso ter paciência com as pessoas, nutrindo-as, ensinando-as o que é certo e o que é errado. Para isso é novamente necessário amar sem nada esperar em troca, praticar o Amor que se dá.

Se você pratica o Amor que se dá, será capaz de se colocar no lugar das pessoas e compreender o porque delas agirem de um determinado jeito, mesmo que lhe desagrade. Aprenderemos que elas tem razão, se olharmos pelo seu ponto de vista.

E o terceiro veneno, é a ignorância.

Ignorância não de conhecimento, mas do ponto de vista dos ensinamentos espirituais.

Muitas pessoas se dizem sem religião, mas no fundo estão agindo mais como ignorantes espirituais. Esse problema proporcionalmente se agrava quanto maior for a formação educacional e profissional da pessoa. Pessoas que estudam muito, elevando seu conhecimento sobre as ciências deste mundo, quer seja no campo econômico, legal, biológico, científico ou filosófico, deixam de acreditar no mundo espiritual, tornando-se excessivamente racionais. São os São Tomés. Só acreditam vendo. Como o mundo espiritual é invisível aos olhos terrenos, não podem acreditar naquilo em que suas mentes negam.

statussocialOutras vezes é o “status” social dessas pessoas que não lhes permitem adotarem uma crença, religião ou preferência espiritual. Por isso Cristo já disse, é mais fácil um camelo (nó) passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu. Não quer dizer que os ricos não vão para o céu. Depende de como administram o dinheiro para o bem da sociedade e das pessoas.

Não é só o caso das pessoas estudadas que se dizem sem religião, mas aqueles que desconhecendo as verdades espirituais, tornam-se fanáticos religiosos. O que vocês acham a respeito da guerra de origem religiosa que ocorre em Israel. Briga somente pela terra, não! Por trás disso tem a crença de que o outro lado é impuro. Acreditam que a sua religião é a única correta e que o seu deus é o verdadeiro Deus. E que esse deus concorda que matem e se dizímem os que não são de sua crença. porque são impuros!!! Um grande erro.

Na Happy Science, o Mestre Okawa, nos ensina que existem vários deuses, que assim foram intitulados pelos seres humandos porque fizeram grandes obras neste mundo, quando estiveram encarnados no passado, ou quando inspiraram os homens a agir de alguma forma, no passado. Na verdade, esses enviados são grandes seres de altíssima elevação espiritual, que acabaram  sendo mal entendidos pelos homens de mente mesquinha. Mas Buda, Jesus, Maomé, Moises, Confúncio, Zeus, Hermes, Khrishna, anjos e outros grandes Mestres e Profetas foram enviados à terra para abrir os olhos da humanidade, em países diferentes e em épocas diferentes.

 Mas os homens, ignorantes tomaram seus ensinamentos como exclusivos, julgando todos os demais como pecadores. Um grande erro que tem provocado matanças, ódio e sofrimento para muitos.

Vocês acham que Deus seria capaz de matar aqueles que são seus filhos, para os quais lhes deu a vida e liberdade. Não.

Na verdade, todos foram enviados pelo Deus dos deuses, cujo verdadeiro nome é El Cantare.

Todos esses fabulosos Mestres de Luz vieram do Mundo Espiritual, cada um deles em diferente nível de elevação espiritual, muitas vezes pertencentes às mesmas dimensões, cada vibrando em um nível diferente de Luz Divina, transmitindo ensinamentos para a salvação da humanidade.

Mas os homens lutam entre si, matam pela religião, que absurdo. Saibam, que aqueles que assim agem, não poderão escapar do sofrimento do inferno.

O Mestre Okawa diz que a ignorância dos ensinamentos espirituais é outro veneno, pois ele impede que a pessoa estude os ensinamentos espirituais, atrasando muito a sua evolução espiritual. Nós viemos a esta Terra para o treinamento espiritual. Ao negar a religião, jugando-se intelectual, está impedindo a conexão com Deus, a sua fonte de origem.

Para vencer isso, o Mestre recomenda humildade. Somente os humildes e puros de coração verão a Deus, disse Jesus. O que é ver a Deus? É atingir a iluminação espiritual.

Hoje, não tenho dúvida disso. Sou formado, pós-graduado, tenho MBA-Finanças e falo 4 línguas.  No passado, apesar de me julgar boa pessoa, deixei isso subir em minha cabeça, me julgando melhor que os outros. Faltou humildade. 

O ego e orgulho sobem à nossa mente, impedindo a visão das verdades espirituais. Hoje, sinto que abri meus olhos, mas muitos dos meus amigos ainda estão na escuridão. O problema é que santo de casa não faz milagre. Isto é, eles me conhecem, sabem que sou e conhecem meu passado e não acreditam que falo de coração, que mudei, que cruzei a barreira do materialismo para o espiritualismo.

Um dia eles saberão a verdade. Espero que seja nesta vida ainda, muito antes de morrer, para que possam estudar os ensinamentos da verdade e se salvar. Pois, se não abrirem os olhos, dependendo da vida que levarem irão para um mundo quentinho e fedido, chamado de inferno.

Uma boa nova que a Happy Science ensina é que o inferno não é eterno. Aqueles caem no inferno ficam lá o tempo necessário até despertarem para sua verdadeira essencia espiritual. Só que o sofrimento é tão grande, que os espíritos sentem como se fosse uma eternidade. E não conseguem se concentrar e sintonizar com o mundo de Luz, pois estão sofrendo. Por exemplo, tente raciocinar com uma agulha espetado no dedo. A dor aguda impedirá que você pense com clareza e encontre um caminho rápido para solucionar o problema. O arrependimento é infalível e um dia virá. Sabe porque? Porque todos, até o mais malígno dos espíritos, somos filhos de Deus. E quando nos arrependermos verdadeiramente, a nossa vibração espiritual se elevará e não será possível mais ficar naquele mundo, pois a nossa vibração já não se identifica com eles. Mas, para saírem pode levar até 200 anos. Não seria fácil, por isso é aconselhável tratar de começar a estudar os ensinamentos espirituais agora.

anjoelAlém dos mais, todos vocês, sem excessão, que estão lendo este material, são espíritos elevados, da 4a.,5a,6a,7a e 8a. dimensão espíritual, podendo inclusive ser anjos, que simplesmente não se lembram da vida espiritual.

Ninguém nasce nesta Terra vindo do inferno para cá. Somente vem para cá espiritos da dimensões de luz.

Então, você é um anjo de luz!

Acorde já e mãos à obra, antes que seja tarde.

Reverências, meus irmãos de luz.