Saúde Espiritual e Corporal

No novo Livro HEALING YOURSELF, publicado recentemente em inglês, cujo original em japonês é o livro “Kokoro to Karada no Honto no Kankei”,o Mestre Ryuho Okawa nos ensina muitas formas de manter a saúde do corpo físico e do corpo espiritual.

Além disso, apresenta alguns segredos ainda pouco conhecidos pelo homens.

Um dos enfoques do Mestre é sobre a necessidade de se manter um nível de saúde corporal suficiente para que possamos desempenhar nossas atividades com sucesso, reduzindo o risco de doenças e garantindo longevidade distante dos médicos.

O Mestre explica que o nosso corpo é precioso, portanto devemos cuidar dele com muito cuidado e carinho. Desprezar dos cuidados do corpo é um passo para o lado da doença, além de estar reduzindo o tempo de vida na terra.

Segundo o Mestre, a forma mais barata e mais simples de manter a saúde é através do exercício físico mais comum: ANDAR.

Isso mesmo. Andar é a solução para muitos problemas, principalmente de obesidade, diabetes, cardíacos. Recomenda que se ande no mínimo 10.000 passos por dia. Logicamente, quem está desacostumado, deve começar devagar e posteriormente aumentar a caminhada.

Quem sofre de alguma doença deve consultar o seu médico para saber qual a melhor forma de se exercitar.

Mas, o Mestre recomenda. O segredo para ficar longe dos hospitais, dos médicos e dos remédios é Andar.

Andar areja o corpo e elimina as toxinas, bombeando mais oxigênio para os orgãos internos e células.

Com isso tem-se um efeito benéfico espiritual imediato: Reduz-se o nível de obsessão espiritual. Os espíritos negativos atacam as pessoas através de ombros, omoplatas, peito, pescoço, quando nessa região o sangue estiver congestionado devido à baixa oxigenação.

Ao andar, a oxigenação aumenta e melhora a circulação, diminuindo os pontos de sangue estagnado e congestionado, impedindo que os maus espíritos possam se fixar nas pessoas através dessas áreas de baixa energia.

O Mestre recomenda que se mantenha uma saúde controlada com empenho e persistência. Alerta para ter cuidado com exageros também. Recomenda que se pese regularmente, acompanhe o nivel de gordura do corpo, procurando se exercitar para evitar os depósitos de gorduras, “famosos pneus laterais da barriga”;

Músculos flácidos são um cartão de boas vindas para doenças. Devemos procurar nos exercitar com regularidade para evitar que os músculos se tornem flácidos.

Os exercícios regulares, ainda que simples como o andar, desestressam a pessoa, ajudando a reduzir o risco de cancer. Cancer é uma doença moderna, cujo fundo principal é o excesso de stress e pensamentos negativos. Para se prevenir do cancer o Mestre recomenda a meditação principalmente. Através da meditação a pessoa elimina o stress. Na ciência da Felicidade temos muitos métodos de meditação. Venha aprender conosco.

O Mestre também recomenda comer o suficiente somente, sem exageros, de forma que mantenha o corpo sem excesso de gorduras, reduzindo o riscos de ataques cardíacos e derrames por excesso de colesterol.

O Mestre recomenda que não se descuide da saúde. Muitos acabam negligenciando esse aspecto resultando por complicar certas doenças que poderiam ter sido resolvidas com um simples trtamento médico inicial.

O Mestre ensina também que a maioria das doenças tem origem psicológica ou fatores de vidas passadas. A forma de encarar a vida e pensar a respeito dos outros e do ambiente em que vive determinará se você será saudável ou um doente. As pessoas que não sentem gratidão pelos amigos, pais, irmãos, esposa, filhos, ou pelas pessoas com quem convive, está criando doenças em sua mente, que mais cedo ou mais tarde se manifestarão. A doença gerada em nossa mente afeta o nosso espírito, abrindo uma brecha para a possessão por espíritos malígnos. A forma de pensar negativa, que criou sentimentos desarmoniosos, por sua vez atrai muitos espíritos negativos. Esses espíritos se enraízam no coração espiritual da pessoa e começam a emanar desarmonia, agilizando o processo de adoecimento do corpo.

Recomenda que para evitar doenças temos que cuidar do espírito através da mente CORRETA e do corpo através do exercício físico.

Temos que fazer auto-reflexão e perdoar a si mesmo e também àqueles que nos fizeram mal. O Mestre fala que toda vez que estamos doentes devemos fazer auto-reflexão. Pensar e analisar como andam os nossos relacionamentos com as outras pessoas e porque tal doença teria sido gerada. Aceitá-la e se perdoar. Melhorando o relacionamento, relevando os erros dos outros e perdoando-os sem nada esperar em troca, será um precioso passo para se obter a cura. Por outro lado, quando estamos fazendo auto-reflexão, reconhecendo o nosso erro e propondo-se a mudar para melhor, estamos aplicando uma lição em algum eventual espírito que estiver nos obsediando. Os espíritos malígnos detestam que alguém faça reflexão sobre os próprios atos, sofrendo com esse processo, pois não querem ver a luz. O Mestre chega até a brincar que você pode pensar assim: “Você espírito malígno que está me incomodando, agora vai sofrer um pouquinho, pois vou orar, fazer reflexão e trazer luz para o meu coração. E sei que isso vai trazer sofrimento para você. Saiba que você pode até fazer mal para o meu corpo, mas não pode tocar o meu espírito, porque minha essência é Búdica, que é imortal e originariamente saudável.” Ao agir assim, você está aplicando um espécie de auto-exorcismo, fazendo uma limpeza espiritual. Não vai sobrar um para te perturbar, se de fato você fizer auto-reflexão e arrependimento de todo o seu coração.

Outro fator para curar doenças de fundo espiritual negativo é o trabalho. Procure trabalhar com afinco, ser diligente e tornar uma pessoa eficiente e útil para a sua empresa, dedicando-se de coração a realizar o melhor que você puder. O Mestre recomenda isso explicando que os espíritos malígnos são preguiçosos e detestam pessoas que se dedicam profundamente ao trabalho. Se você começa a se dedicar com amor e gratidão ao trabalho, utilizando todas suas forças para produzir um bom resultado para sua empresa ou para quem você trabalha, estará espantando todos os espíritos negativos. Uma forma de se proteger contra obsessões espirituais é através do esforço no trabalho e dedicação em produzir algo de bom. Os espíritos negativos detestam que trabalham. Os espíritos maléficos preferem os preguiçosos e enganadores no trabalho, se impregnando em seus corações, tornando-os cada vez mais escravos da preguiça, indolência, resistência a mudanças, gerando falta de respeito com os superiores, indelicadez com os colegas de trabalho e, finalmente, ingratidão pela empresa.

Trabalhem com afinco, esse é um ótimo remédio para afastar obsessões e obter curar de doenças de origem psicológica, mental e espiritual.

Quem puder ler o livro em inglês, deve adquirí-lo imediatamente.

Um forte abraço e reverencias a todos.