O que fazer quando alguém mente ou fala mal de você?

Livro As Leis do Futuro

Como Lidar Com a Inveja – (As Leis do Futuro)

No Livro “As Leis do Futuro”, no capítulo 2, “Como Lidar Com a Inveja”, o Mestre Ryuho Okawa nos ensina que é inevitável encontrar Rivais e Inimigos na vida, principalmente quando estamos obtendo sucesso.

Por que uma pessoa falaria mal da gente? É bem simples. Ela deseja que você não tenha sucesso com os outros. Em casos mais graves ela tenta arruinar suas possibilidades de se sair bem. O Mestre Okawa nos explica que isso se dá principalmente por causa da inveja. Como o Mestre nos disse em sua Palestra: Amor e Trabalho dos Anjos, que lotou o Credicard Hall, quando ele esteve no Brasil em 14.Nov.2010, “O que é contrário do Amor não é ódio, mas a inveja. A inveja é a principal causa da desarmonia entre as pessoas. Por causa da inveja, até mesmo um famoso anjo caiu do Mundo Celestial para os Mundos Inferiores no Inferno. Por isso, é preciso perdoar, como Jesus disse, 70 vezes 7, uma mesma pessoa. E arrastar esse pequeno riacho de ódio surgido por causa da inveja com o imenso poder do oceano do amor.”

Mas, o Mestre Okawa nos explica que é natural encontrarmos rivais e inimigos durante a vida. Não existe ninguém que não encontre. Até mesmo Guias de Luz encontram, assim como Jesus, Buda, Confúcio, Sócrates, Hermes. Mesmo com todo o poder que eles tinham, com todo amor e sabedoria, não era possível evitar o surgimento de inimigos. Mas a razão é simples. O inimigo e o rival surgem quando você está tendo chances de se tornar bem sucedida. Na terra, o planeta do amor e a escola da vida, todos estamos aprendendo a praticar o amor, e assim melhorar a capacidade de se relacionar, por isso, como lição sempre surgirá alguém para nos confrontar. O segredo do sucesso espiritual nesta vida é como você vai lidar e superar essa situação.

Como o Mestre diz, quanto mais bem sucedido, mais forças contrárias poderão surgir. Mesmo que a gente não queira e não goste, eles surgirão para testar a nossa capacidade de resistir e perseverar.

Tais pessoas, para desestabilizar a nossa mente, coração, fazem comentários maldosos, mentem, aumentam os nosso defeitos e diminuem os nossos sucessos, desmerecem a gente e nos comparam até com bandidos. O problema reside em como você vai encarar a situação. Você pode escolher ser infeliz na vida e aceitar todo esse monte de energia negativa e guardá-la dentro do seu coração. Certamente isso irá arrastar sua vida para um rumo de dificuldades e sofrimentos. Quanto mais você pensar que sua vida é difícil e infeliz, por força da Lei de Sintonia de Vibrações, você poderá atrair mais infortúnios para sua vida.

Mas, você pode optar por não aceitar todo esse fluxo de energia ruim e viver feliz, indiferente aos ataques. Como?

No Livro “As Leis do Futuro”, o Mestre Okawa nos diz que primeiro precisamos saber que “Os Rivais são Espelhos que Refletem a Nossa Mente!”.

Como os rivais surgirão sempre que você quiser melhorar sua vida, quiser ter sucesso, pois muitos estão querendo a mesma coisa que você. O problemas é que eles pensam que se você conseguir ter sucesso, eles não conseguirão. Como se o sucesso, a felicidade e a prosperidade fosse um pedaço de pizza, que quando um come reduz o que sobra para o outro. Mas o universo não é assim.

Só que os nosso rivais sentem-se ameaçados por nós. Besteira deles, mas sentem medo que sejamos melhores que eles. Eles, na verdade, nos conhecem bem. Temem o que a gente pode se tornar no futuro. E quanto mais alto você tiver a chance de crescer ou ser promovido, mais determinados a nos enfrentar eles ficarão, diz o Mestre. O Mestre até recomenda assistir o Filme da vida de Mozart, onde Salieri o rival tenta destruir o sucesso de Mozart, para compreender bem essa experiência.

Por isso, ao surgirem rivais, o Mestre pede para nós observamos eles com a mente aberta. Olhar suas capacidades e habilidades. Olhe como ele trabalha, como ele é. Aí você se conhecerá melhor. Pois, ao conhecer as habilidades dessa pessoa, você perceberá que se ela tem inveja de você é porque você é ou tem chances de ser muito melhor que ela. Por isso, ela teme você naquele assunto ou área que está te atacando. Ela precisa destruir a sua reputação, pois de igual para igual ela sente que não conseguirá vencê-lo.

A partir daí, você já terá uma imagem clara do quanto você tem poder, ao analisar que tipo de pessoa surge como seu inimigo. Por incrível que pareça, você deve se alegrar, pois isso significa que você está num nível superior a muitos, e principalmente dessa pessoa que tenta destruí-lo.  E essa rivalidade existirá enquanto você tem chances de superá-la ou ela acredita ter chances de te vencer. Pois se a distância entre as habilidades de um e de outro ficar muito longe, não tem mais porque continuar a ser rival, pois acaba-se aceitando que não será possível superá-lo. Logo será preciso aprender como uma pessoa para ser bem sucedida, e se for um bom exemplo de vida, devemos seguir o exemplo do esforço e trabalho. Não adianta desejar competir com o Bill Gates, pois não vai dar. Mas dá para competir com um meu colega, vizinho, amigo, etc., entende? Essa é a razão porque surgem muitos falsos amigos que falam bem da gente pela frente, e mal pelas costas, principalmente no ambiente de trabalho. Os seus competidores ficarão felizes de ver você fracassar em qualquer situação, pois se sentirão superiores a você. Mas cuidado, você não deve sentir o mesmo por ele. O Mestre Okawa, nesse livro, nos alerta para “Não pensar que ter sucesso na vida seja vencer os inimigos e os rivais”.

Para ter sucesso é preciso superar essa falácia e ataque adversário com o coração calmo e confiante em Deus, em Buda. Eles estão usando forças negativas que mais cedo ou mais tarde, retornarão a eles. Essa é a Lei da Causa e Efeito. Quem planta boas sementes, colherá bons frutos. A fala é a maior semeadora de sementes que surgiram no pensamento. Os donos delas receberão os frutos decorrentes, mais cedo ou mais tarde.

O Mestre costuma dizer que ‘Neste Mundo Terreno, os injustos parecem permanecer impunes e sair ilesos e vitoriosos. Mas, isso é um grande engano deles. Por desconhecerem o mundo espiritual e as leis universais, pensam que vencerão.”

Mantenha-se sempre calmo diante das críticas. Se você está sendo criticado é porque deve estar fazendo algo que incomoda os outros. É bem provavel que esteja sendo bem sucedido. Mas, saiba que as críticas mostram dependência da outra pessoa em relação a você. É isso mesmo. Quem critica, sem perceber, dentro do subconsciente é dependente da pessoa a qual critica. Por isso, não devemos ficar abalados. Encare isso como um teste de resistência e sorria tranquilamente. Quando sorrimos sofremos menos. Atrairemos menos influências espirituais negativas, enviadas mentalmente pela outra pessoa. Mas se nos abalarmos, vamos entrar em sintonia mental com ela, com a sua energia negativa, e seremos afetados. Evite ser afetado, mantendo a calma e elogiando-se, pois se existem rivais significa que você é bom em alguma coisa, mas cuidado para que o orgulho não lhe suba à cabeça.

Mas olhe bem as críticas efetuadas pelos nossos inimigos e rivais. Pois, apesar de muitas serem exageros e mentiras, podem haver algumas que são verdades. E, se são verdades, e se são ruins, essa seria uma oportunidade de conhecer como os outros nos veem e trabalhar para melhorar a nossa personalidade e capacidade. Se você perguntar para um amigo se você tem algum defeito, ele nunca lhe dirá verdadeiramente e você não conseguirá saber o que e o quanto precisa corrigir. Mas o seu rival lhe dirá por trás ou na cara qual é o seu defeito. Ao invés de se irritar com isso, pois só dará felicidade a ele, acalme o coração e tente captar e analisar o que ele disse. Tente descobrir o que tem verdade no que ele disse e procure corrigir a si mesmo. Esse é um método difícil, mas ótimo de autorreflexão.

É preciso saber lidar com os nossos defeitos. E quer saber mais? Admita que é muito difícil nós descobrirmos os nossos defeitos por si mesmo. Existe um mecanismo de proteção que evita de nos enxergarmos corretamente. Use essa oportunidade para traçar metas para aperfeiçoamento de si mesmo. Isso é uma forma de aperfeiçoamento espiritual. As nossas falhas e tendências negativas são coisas cármicas ou adquiridas nesta vida, que surgem como lições que precisam ser aprimoradas nesta encarnação. Vamos analisar o que dizem de nós e procurar corrigir o que é ruim. Assim, se você corrigir o que é ruim, se tornará alguém mais superior e poderoso que antes, eliminando as chances dos rivais te derrubarem apenas com palavras.

Eu, pessoalmente, vivi em minha vida três momentos assim. Os amigos “falsos” surgiram e colocaram o dedo na minha ferida, o que eu não via, o que me magoava. Após fazer profunda reflexão no que eles apontaram, descobri algumas coisas que desejei mudar intensamente, o que mudou completamente o rumo de minha vida para melhor. E também conheci quem eram os falsos amigos e em quem podia confiar. Certamente que os perdoei, mas eles plantaram uma semente de um fruto amargo que algum dia colherão, a não ser que se arrependam. Por isso, não podemos acusar os outros, pois nós também agimos assim as vezes inconscientemente e outras vezes conscientemente. A lei também vale para nós em qualquer das situações.

O Mestre Okawa diz que “É extremamente importante conhecer o seu lado imaturo, aquilo que não domina bem, coisas que não conhece bem, pois aí estão as sementes para o seu próximo sucesso!”

Assim, podemos usar o que dizem de nós como referência para conhecer a nós mesmos e, também, ao conhecer como são os nossos rivais, nos conhecemos,  já que eles se sentem ameaçados por nós. Podemos usar o que eles apontaram como falha ou defeito, para melhorar a nossa pessoa.  Aí, nos tornaremos ainda melhores.

Como diz o Mestre Okawa, perdoe seus inimigos por 2.000 anos, mesmo que eles te condenam e te ataquem por 1000 anos. Perdoar, não significa colocar uma pedra sobre o que se passou, mas aprender com a lição vivida, a fim de que não se repita mais. Perdoe e abençoe com um coração puro todos aqueles que te atacam. Arraste a inveja com o oceano do amor.

Quem desejar saber mais sobre como vencer na vida e obter sucesso, leia o livro AS LEIS DO FUTURO, onde o Mestre revela muitos segredos para superar as dificuldades e construir um futuro brilhante em nossas vidas.

Um grande abraço

 Carlos