Ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa

Uma palavra sobre os ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa.

Os ensinamentos que o Mestre Okawa transmite através da Happy Science estão concentrados no Amor, Iluminação e Construção da Utopia.

O ensinamento ocidental do Amor e a Iluminação do lado oriental são partes originais integrantes dos ensinamentos do Mestre Okawa transmitidos na palestra “Estágios de Desenvolvimento do Amor” é são os pilares centrais dos ensinamentos espirituais para se construir a Utopia em escala global.

Esses ensinamentos são amplos e abrangem os diversas fés, crenças e valores transmitidos pelos mundo todo em escala global.

Até hoje, o Mestre realizou mais de 1.700 sermões, tendo como base os ensinamentos do AMor, Iluminação e Construção da Utopia, falando sobre questões religiosas, Verdades Espirituais, sobre a Vida, Trabalho, Negócios, História, Política, Administração, Mundo Espiritual, Universo, Extraterrestres, emitindo inclusive orientações objetivas sobre a econômia e política do Mundo e do Japão, transmitindo assim muitos ensinamentos.

Seus ensinamentos estão expressos em mais de 900 livros e sutras.

Além disso, há também muitas mensagens espirituais recebidas ultimamente.

As mensagens espirituais são transmitidas por espíritos ou anjos guardiões ou guias espirituais através da boca do Mestre Okawa. Ele pode chamar por espíritos guardiões dos atuais estadistas dos países, empresários, filósofos, religiosos ou de pessoas importantes vivas ou pelo espíritos de pessoas que viveram no passado e fazer inquisições para pesquisa de questões espirituais e de ordem histórica, a fim de servir como base ou referência para compreensão dos ensinamentos e dos acontecimentos da atualidade.

Nos dias de hoje, o Mestre Okawa está transmitindo ensinamentos para conduzir todas as pessoas e nações para a felicidade.

O ensinamentos fundamentais são “A Busca do Correto Coração” e “Os Quatro Corretos Caminhos (Amor, Conhecimento, Reflexão e Desenvolvimento).

Ensinamentos Fundamentais – “A Busca do Correto Coração” e “Os Quatros Corretos Caminhos”

Vamos comentar aqui objetivamente uma parte dos ensinamentos transmitidos pelo Mestre.

A doutrina  que vem sendo transmitida desde o princípio é “A Busca do Correto Coração” e para ser possível isso existem como guia “Os Quatro Corretos Caminhos”, que são compostos pelo Amor, Conhecimento, Reflexão e Desenvolvimento.

Esses sãos os fundamentos do Mestre Okawa que os seguidores da Happy Science precisam estudar repetidamente e praticar.

AMOR – Dar amor sem nada esperar em troca

Este é o ensinamento que nos diz para amar as pessoas. O desejo de ser  amado pelas pessoas, ganhar coisas, ser reconhecido são causas de sofrimento. Na verdade esse tipo de desejo é chamado de amor que rouba. Esse amor que toma para si é a causa da maior parte dos sofrimentos da humanidade. Assim, o primeiro passo para a nossa felicidade é livrar-se desse amor que toma para si, praticando o amor que dá sem esperar retorno.

CONHECIMENTO – Aprender as Verdades Divinas

Esse é o ensinamento que nos diz para aprender sobre as Verdades Búdicas, isto é, as Verdades Divinas. É importante aprender sobre o que é verdadeiramente correto,  praticando esse conhecimento até que se eleve o nosso nível de sabedoria. O ensinamento do Conhecimento significa aprender não somente as questões e conhecimento do mundo material, mas também sobre questões religiosas. O Mestre nos ensina que é necessário ler milhares de bons livros para que seja possível dar o primeiro e importante passo de nutrir as pessoas. Por isso é muito importante ler e estudar repetidamente e de forma contínua.

REFLEXÃO – Corrigir os Pensamentos e Ações

Esse é o ensinamento que nos diz para analisar nossos pensamentos e ações com base nos ensinamentos da Verdade Búdica ou Verdades Divinas. Meditação, Contemplação, Oração são importantes práticas  para que possamos olhar silenciosamente para nosso interior. O ensinamento da reflexão não é um simples ensinamento para desenvolver virtudes morais, mas possui poderes místicos de transformação. Tem poder de transformar os registros negativos e maus pensamentos gravados na faixa de pensamentos dentro de nossos corações, tornando-os dourados e brilhantes. Isso gerará um sentimento de felicidade que não trocaríamos por nada deste mundo.

Desenvolvimento – Ter Sucesso e Prosperar

É o ensinamento que nos diz que através do aperfeiçoarmento de nossas habilidades iremos contribuir para que este mundo fique ainda melhor. É a forma de pensar que nos despertará para a importância de incluir a si mesmo e também os outros no desenvolvimento e prosperidade. Em outras palavras, chamamos isso de “Construção da Utopia”.  É o sucesso neste mundo que nos levará à felicidade no outro mundo. É importante despertar para a felicidade que transcende este mundo e pode ser levada conosco quando retornamos ao mundo espiritual. É a concretização do desejo contido no Coração de Buda (Vontade de Deus) para que o Sucesso, a Prosperidade e a Abundância sejam alcançados por todos os seus filhos, sem exceção.

Ensinamentos Especiais

Além dos ensinamentos de “Buscar o Correto Coração” através dos princípios que conduzem à felicidade (Amor, Conhecimento, Reflexão e Desenvolvimento), o Mestre Okawa tem transmitidos uma ensinamentos especiais que abordam sobre a visão do mundo, diversidade e universalidade.

Essência Búdica (ou Natureza Divina) – O ser humano é um maravilhoso filho de Deus

No interior de todas as pessoas existe a mesma luz do Buda Eterno, Senhor El Cantare, as mesma qualidades divinas, o que chamamos de Essência Búdica, Natureza Búdica ou Natureza Divina. Mesmo que haja diferença de nacionalidade, raça ou cor, todos somos irmãos e irmãs que viemos de um único Ser. Cada um de nós existe como um maravilhoso Filho de Deus. Por isso temos vontade e o direito de ser felizes.

Espirito de Auto-Ajuda (Esforço) – A Vida é como um caderno de exercícios

O Mestre Okawa exemplifica que a nossa vida é como um caderno de exercícios. Se perceber que nascemos nesta vida para nosso aperfeiçoamento (para obter ascensão espiritual), o esforço de auto-ajudar será muito importante.  Não é a toa que existe o ditado “Os Céus ajudam aqueles que se ajudam”. Na verdade,  isso quer dizer que, para aqueles que se esforçam neste mundo, mãos de salvação lhe serão estendidas a partir do Mundo Espiritual.

Visão Espiritual da Vida – A Vida Eterna e a Reencarnação

Existe um mundo que não pode ser visto pelos olhos carnais, o qual chamamos de Mundo Espiritual. Na Happy Science aprendemos a olhar a vida sob esse ponto de vista espiritual. A Essência do ser humano surgiu de um raio de luz que foi emanado por Deus (Buda), concendo-nos a vida eterna como espíritos. Por isso, objetivando aperfeiçoarmo-nos espiritualmente e concretizar a Utopia na Terra, encarnamos repetidamente , em diferentes países, passando por diferentes experiências e funções.

Estágios de Desenvolvimento do Amor – Fusão da Filosofia do Amor e Iluminação

Há 4 diferentes níveis de amor e iluminação. o “Amor que Ama”, o “Amor que Nutre”, o “Amor que Perdoa” e o “Amor Personificado”. Esses sãos os estágios que devemos buscar para o nosso aperfeiçoamento espiritual.

 

O “Amor que Ama” é o amor que damos aos nossos familiares e o amor ao próximo, sem nada esperar em troca. O “Amor que Nutre” é o amor que orienta os outros, desejando o seu desenvolvimento como seres humanos e espíritos em evolução. O “Amor que Perdoa” é o amor que supera o Bem e o Mal, é o amor religioso, um amor espiritual que vê somente a verdadeira essência das pessoas como “Filhos de Deus”. E o “Amor Personificado” é o amor transmitido por pessoas grandiosas que historicamente tem surgido na Terra para ajudar na evolução da humanidade.

Quanto maior a iluminação, maior o amor. Quanto maior o Amor, maior a Iluminação. Cada nível de amor corresponde a um nível de elevação espiritual espiritual. Elevação espiritual nada mais é que iluminação. O seu nível de elevação em relação ao amor determinará a dimensão espiritual a que você se elevará ao retornar ao outro mundo, a nossa verdadeira morada.

O Plano de Deus (O Plano de Buda) – O Segredo da Criação da Humanidade

O Plano de Deus para a humanidade foi construído para ser a base central para guiar a atuação de Buda Shakyamuni, Cristo, Confúcio, Maomé e outros muitos seres divinos, anjos, arcanjos, nyorais, bodhisatvas que tem vindo do Mundo Celestial. Agora, também, o Mestre Ryuho Okawa, não se limitando somente aos segredos da criação da humanidade, tem transmitido os segredos da criação do universo, sobre como formou-se o grupo espiritual terrestre, e como surgiram os seres humanos e qual a nossa relação com os extraterrestres.

O Mundo Espiritual Multidimensional – A Iluminação da Estrutura das Dimensões Espirituais

O Universo é Multidimensional. Na verdade o que chamamos de Mundo Espiritual nada mais é que várias dimensões contidas num Macrocosmo. Nele contém vários universos paralelos e dimensionais, que estão separados por níveis vibracionais cada vez mais sutis. Por isso, não podem ser vistos por aqueles que não estão em sintonia, isto é, cujo espíritos não esteja em tal vibração. Por isso, a nossa percepção de Universo neste mundo é limitada à terceira dimensão, isto é, mundo material.

O outro mundo que é acessível a nós corresponde ao nível de nossos pensamentos e ilumação obtidas enquanto estávamos vivos, o que chamamos de Dimensões Espirituais. Na medida em que nos elevamos de dimensão, ou ascendemos espiritualmente, nos aproximamos da dimensão onde Buda, Deus e seres divinos moram. O Mundo Póstumo da 4a. dimensão, o Mundo do Bem na 5a. dimensão, o Mundo da Luz na 6a. dimensão, o Mundo dos Anjos (Bosatus ou Bodhisatvas) na 7a. dimensão, o Mundo dos Arcanjos (nyorais ou Tathagatas) da 8a. dimensão, e o Mundo Divino ou cósmico da 9a. dimensão, onde moram os 10 seres de luz, Salvadores e Messias, como Buda Shakyamuni e Jesus Cristo, juntamente com Deus, o Senhor El Cantare.

Esse ensinamentos podem ser lidos no site oficial em japonês:

http://happy-science.jp/ryuho-okawa/teaching