O Momento da Salvação é agora.

No mês de Julho/2011, o Mestre Ryuho Okawa, em comemoração ao 55o. aniversário, fez uma palestra em Tokyo, cujo título foi “O Momento da Salvação é Agora”.

Milhares e milhares de pessoas, compareceram ao evento muito emocionante. O Mestre, na sua profunda humildade e amor, transmitiu primeiramente profundos agradecimentos para todos as pessoas, pois graças a elas a Happy Science pode chegar ao estágio atual. Ele transmite várias vezes profundo agradecimento por todos aqueles que tem se empenhado em levar a felicidade às outras pessoas.

Apresento abaixo, com as minhas palavras, uma explicação resumida das principais mensagens transmitidas pelo Mestre Okawa nesta palestra:

  1. O Mestre diz que cada povo tem a sua maneira de buscar a felicidade, a satisfação e as metas da sua nação. Levando isso em conta, o Mestre se esforça passo a passo no trabalho difícil orientar sobre  as questões de como concretizar a máxima felicidade de todas as pessoas do mundo, e como levar a mão da salvação para aqueles que estão oprimidos, sofrendo e em dificuldades, ou fora desta felicidade, trazendos-os para o progresso.
  2. Os ensinamentos da Happy Science já atingiram 80 países, mas ainda há muito trabalho para fazer, pois existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. É importante o trabalho dos nossos companheiros em levar esses conhecimentos às pessoas, pois estudando, difundindo e aplicando estes ensinamentos no dia a dia, tornarão-se pessoas úteis à construção do futuro brilhante para sua família, sociedade e do seu país.
  3. Estes ensinamentos são a Luz que desce a esta Terra de um mundo longínquo, objetivando levar todos os seres humanos à felicidade, independemente de sua raça, cor, credo ou nível educação e intelectual.
  4. Os ensinamentos transmitidos pela Happy Science possuem força e direcionamento capaz de dissipar as trevas deste mundo atual.
  5. Infelizmente, as pessoas, na busca ávida pela felicidade, entram em choque com o próximo e se apegam demais às coisas, criando sofrimentos e tristezas dentro do relacionamento pessoal, aumentando as trevas que encobrem o coração.
  6. O Mestre tem orado sempre para cada pessoa se desenvolva e cresça espiritualmente, na sua individualidade, e possa desfrutar seu sucesso, que traga verdadeira felicidade para si e para todos com quem convivem.
  7. Nesse desenvolvimento em busca da felicidade, as pessoas acabam por criar excessivas preocupações e atritos no relacionamento com o próximo, resultando em sofrimentos desnecessários.
  8. Para superar esses confrontos e sofrimentos é preciso tomar consciência que além deste mundo terreno, existe um mundo (verdadeiro, para onde retornaremos), que supera a tudo, onde é habitado por um Ser puro e sublime. Essa conscientização (de que não somos daqui e que nada poderemos levar para o outro mundo, que estamos aqui numa escola de aprendizagem para crescimento espiritual,) é a forma de ver corretamente as coisas e poderá trazer fim aos incessantes conflitos deste mundo.
  9. É muito bom e importante que existam uma infinidade de pessoas e indivíduos diferentes, de opiniões e pensamentos diferentes. Mas se for somente isso, dar-se-á origem a uma grande confusão. Nem se trata de também ter idéias fechadas, ignorando e oprimindo as diversas opiniões, pensamentos e crenças das pessoas, pois isso também gerará grande infelicidade.
  10. O Mestre Okawa explica que em breve um período de reformas ocorrerá neste planeta chamado Terra, onde vivem bilhões de pessoas.
  11. As religiões mais antigas não estão conseguindo atrair satisfatoriamente as pessoas, pois não conseguem oferecer respostas para os problemas da civilização moderna. Por isso, não podemos deixar essas pessoas seguirem um rumo obscuro. Precisamos atuar para levar orientação e opções de aprendizado a essas pessoas, de forma que possam ser salvas.
  12. Até mesmo as palavras de Buda e de Jesus, transmitidas há mais de 2.000 anos, já não conseguem mais resolver os problemas da complexa forma de pensar da sociedade moderna. Existem ainda muitos conflitos religiosos, como o casos das guerras entre cristãos e mulçumanos, isto é um grande erro. A forma de pensar erodiu com o tempo e perderam sua verdadeira integridade.
  13. O Mestre explica que está aqui com uma nova missão de buscar concenso entre as contradições que tem levado a desentendimentos entre as diversas filosofias, pensamentos e religiões. O ideal buscado é integrar todos os ensinamentos, na sua essência, e a maneira de ver dos seres humanos, ensinando um novo ponto de vista que leve soluções, desenvolvimento e esperança para todos, numa criação de uma nova forma de pensar, com união, felicidade e progresso para toda sociedade, nações e para o mundo.
  14. O Mestre Ryuho Okawa, até o momento, já publicou mais de 750 livros e gravou mais de 1300 palestras, abordando os mais variados assuntos espirituais, materias, filosóficos, aplicáveis tanto à vida pessoal quanto à vida profissional. Tudo isso para o bem da sociedade, incluindo assuntos muito importantes como política, educação e religião.
  15. As respostas estão todas contidas nas palavras contindas nos ensinamentos transmitidos pelo Mestre. As sementes do futuro já estão escritas nesses inúmeros livros que froam publicados e nas palestras realizadas. O Mestre tem como objetivo não somente transmitir os ensinamentos para as pessoas desta era, mas também das próximas gerações. Por isso, está deixando ensinamentos que possam orientar pessoas até nos próximos 2.000, a partir de agora.
  16. Ele explica que  existe um risco de tentar construir uma idéia fechada que abranja todas as diferentes opiniões de todas as pessoas do planeta, que é um dos objetivos da democracia, pois pode entrar em colpaso diante da inesgotável infinidade de diferentes opiniões. Mas, se deixar do jeito que está indo, a política democrática sofrerá grandes impactos, podendo chegar ao fim. Não é bom que a democracia tenha limitações e possa chegar a um fim, com apenas uma cabeça pensante ou por um partido absolutista, ou ditador militar, pois todos somos livres.
  17. O Mestre enfatiza que as pessoas são filhos de Deus, portanto devem possuir liberdade para escolher, crescer e se desenvolver livremente. Esse é o embasamento dos direitos humanos.
  18. Por isso, Ele nos diz que devemos unificar os pensamentos, sem se tornar absolutista, ditatorial, ou opressor, como já vimos tanto em política, quanto em religião neste mundo, onde uma minoria acha que podem decidir sobre o destino dos outros.
  19. O Mestre fala que esses ensinamentos fluem de um mundo distante desta terra, onde a verdade universal brilha como a estrela polar.
  20. Ele esclarece que a missão daqueles que simpatizam ou que são membros da Ciência da Felicidade é indicar continuamente a direção correta para as pessoas que estão por vir.
  21. O Mestre encerrou a palestra com estas palavras:
    1. “Sejam fortes e  busquem a Verdade”.
    2. “Tenham coragem de perseguir, explorar e praticar a Verdade.
    3. “Não sejam fracos contra aqueles que tentar ocultar ou manipular a Verdade.”
    4. “A coragem também faz parte da virtude. Desejo que sejam pessoas de sabedoria, coragem e ação.”
    5. “Desejo que cada um tenha como missão desbravar o caminho para orientar as pessoas que virão depois.”
  • Atenção: as palavras contidas aqui, não refletem exatamente as palavras do Mestre, pois são explicações conforme o entendimento captado, que podem conter incorreções. Portanto, aqueles que quiserem assistir essa palestra em vídeo, na íntegra, recomendo que procurem uma de nossas unidades ou o Templo Matriz.

Muito Obrigado.