Caminho Búdico – Ensinamentos da Happy Science

Blog – Estudos sobre os Ensinamentos Espiritualistas do Mestre Ryuho Okawa guaranteed loan approval online
Home » 2008 » May

A Luz que Ilumina o Mundo – The Light That Illuminates the World

A Luz que Ilumina o mundo

Se você pensar que o futuro é negro,

Um futuro negro se manifestará.

Se você pensar que o futuro é brilhante,

Um futuro brilhante se manifestará.

Na verdade, é a tua mente que atrai as coisas e os eventos futuros.

A Mente é como um imã.

Os pensamentos que você constantemente emite

Determina a direção em que você vai

Cuidado com aqueles que sempre falam negativamente,

Pois quando esse tipo de pessoa falha,

ou passam por uma experiência desagradável,

irão dizer, “Veja, aconteceu da forma como eu disse”,

e se eximem de assumir a responsabilidade pelo fato,

sentindo-se satisfeitos pelo fato de terem conseguido se auto-proteger.

De certa forma, não passam de egoístas.

Muitos daqueles que se julgam expertos, não conseguem trabalhar eficientemente e agem dessa forma.

Se você for invadido por pensamentos negativos,

Leia palavras que emanam luz,

Expresse uma face alegre e brilhante,

E diga repetidamente,

“Todos os dias são maravilhosos,

Todo dia se inicia uma nova vida,

Todos os dias são preenchidos de esperança”

Então, Você se tornará a luz que ilumina o mundo.

(Texto extraído da Revista Mensal Happy Science no.170, escrito pelo Mestre Presidente Ryuho Okawa).

 

Comentários:

Simplesmete fantástico. Neste texto o Mestre sintetizou a famosa lei da atração, tão falada no mundo atual e tão citada na história da humanidade, onde diz que os semelhantes se atraem.

Aqui o Mestre deu a receita do bolo. Ensinou que o nosso pensamento é criador. Sim, somos co-criadores deste mundo em que vivemos. Somos Deus, Buda, manifestado neste mundo tridimensonal. Deus é criador. Nós somos de natureza Búdica. Logo somos criadores. A criação faz parte de nossa natureza.

Só que muitos não percebem que aquilo que pensamos se manifesta e se torna realidade. Não interessa que sejam pensamentos ruins ou bons. Irá se manifestar aquilo que pensamos.

Portanto, se pensamos positivamente, resultados positivos se manifestarão. Se desejamos algo, esse algo será atraído por nós. A força Divina fará que aquilo que queremos venha até nós, sem usurpar dos demais. Existe abundância infinita e está disponível para todos. Se você acredita nisso, essa abundância estará ao seu alcance, caso contrário você está se condenando a levar uma vida de falta e dificuldades.

Se pensamos negativamente, se somos pessimistas ou resistentes, tais negatividades se tornarão realidade. Essa é a lei.

Como podemos vencer a negatividade? A negatividade gerada pela mente pode ser anulada através do pensamento em coisas boas, pensamentos de luz, leitura de livros contendo palavras de luz nos ajudarão a recuperar o nosso estado de harmonia inicial.

Somos criadores de nossa realidade. Não podemos culpar os outros pelo que acontece, quando as coisas não dão certo como prevíamos, essa falha foi criada por nós mesmos. Somos culpados de termos visualizados resultados negativos. A expectativa em resultados negativos também se manifesta negativamente.

Pelo contrário, devemos pensar em sucesso, ver a luz em todas as coisas. Tudo é energia. Tudo é criação. Tudo é possível, pois só depende da forma de se pensar. Tudo que pensarmos será materializado. Assim, devemos vigiar os nossos pensamentos.

Se quisermos ser felizes e levar a felicidade às pessoas com quem vivemos, passamos a ter a obrigação de pensar no bem e não focar a atenção no mail. Se o mundo está mal, somos culpados de estar assim. Quando alimentamos pensamentos negativos, estamos manifestando coisas ruins neste mundo. Pelo quantidade de coisas ruins que acontecem no mundo, vemos que a humanidade, os nossos irmãos, ainda não visualizaram a verdadeira realidade de que somos filhos de Deus.

Se achamos que podemos ser assaltados a qualquer momento, certamente seremos assaltados.

Se temos medo de repetir no exame, seremos reprovados.

Se sentimos que as coisas não vão dar certo, dará errado.

Se criamos antipatia em nossa mente, seremos vistos como chato e antipático.

Mas, devemos combater a escuridão com a luz.

A luz ilumina as sombras e remove a energia negativa.

Ler bons livros e palavras de luz ajudarão a melhorar o nosso destino.

Meditar no sucesso que desejamos para nossa vida, trará sucesso.

Agradecer por todas as coisas que recebemos, manifestará mais coisas por serem agradecidas.

É preciso emanar luz, pois assim seremos iluminados e coisas boas na vida serão obtidas.

Sinta-se bem. Esse é o primeiro passo para a felicidade. Agradeça a cada dia que se passa. Agradeça por ter a oportunidade de viver um novo dia.

Que a Luz do Buda Eterno vos ilumine.

Muito Obrigado,

 

Comments Off

Mensagem do Senhor El Cantare 主エル・カンタレのメッセージ

May 21st, 2008 Posted in Ciencia da Felicidade

Confiem no amor que tenho por vocês!

Confiem e aceitem!

Estou fazendo-lhes uma revelação, neste momento.

Eu amo a todos vocês!

Aceitem pura e simplesmente isso, sem duvidar.

E, se vocês me amarem, então poderão sentir o amor que também sinto por vocês.

Na medida em que o amor de vocês aumentar para comigo, mais e mais vocês poderão sentir fluir o Meu amor através de vocês.

Você sentirão o amor que sinto por vocês.

Então, vocês saberão que eu sempre estive e estarei com vocês, em todos os momentos, mesmo nos momentos de tristezas, sofrimentos e perigos.

Vocês perceberão que estarei ajudando-os nos momentos de tristeza e sofrimento.

Eu sou eternamente um com vocês. 

Da Revista em inglês Happy Science, mensal no. 170. Extraído da Palestra Pura Fé.

Comentários:

Na verdade o texto acima está adaptado a partir do conteúdo publicado na revista mensal. Na revista estão simplesmente as palavras proferidas pelo Senhor El Cantare, através do Mestre Okawa.

No entanto, por trás das palavras do Senhor El Cantare existe um amor mais profundo, que supera o significado do que foi expressado lá.

Assim, a boa nova é que, o Senhor El Cantare reafirmou seu amor para os seres humanos.

Mas o amor somente poderá ser sentido por aqueles que emanarem amor nos pensamentos e ações.

Conforme vamos aumentando o amor pelo Senhor Buda, nosso Deus, sentiremos o fluxo da energia correndo pelo nosso ser, alegrando-no, tomando conta de nós, conduzindo-nos, protegendo-nos e sustentanto-nos.

Nós viemos Dele e somos um com Ele. Ele está dentro de nós e nos dá a vida. Mas, nem sempre percebemos que Ele está em nós e continuamos a levar nossa vida cegamente.

Nós somos filhos de Deus, o Buda Eterno, mas nos esquecemos disso. No meio das tristezas, problemas e perigos acabamos por ficar mais atônitos e ficamos mais distantes ainda.

Como interligar-se com essa Energia que nos sustenta, conduz e protege e dar um viravolta em nossa vida?

O primeiro passo é pedir ao Senhor Deus que nos ilumine e permita ver a sua luz ?

O segundo passo é acreditar que Ele está fluindo em nós, preenchendo-nos a todo momento ?

O terceiro passo fechar os olhos e meditar, visualizando o infinito amor de Deus fluindo em nós, preenchendo-nos com a infinita luz.

Só assim poderemos nos tornar um com Ele. Ele já está em nós, desde o princípio. Só depende de nós crermos nisso. Pois estamos ligados por um canal de luz com o Senhor Deus e se cremos, abrimos outro canal que fluirá amor, prosperidade, felicidade e preencherá a nós e todos os outros.

Reverências ….

 

 

Comments Off

Época de se vencer pelo Conhecimento 知力を使って勝つ時代

May 18th, 2008 Posted in Ciencia da Felicidade

いまは、知力を使って勝つ時代

Época de se vencer pelo (poder do) conhecimento.

いつの時代も、勝利するには、知恵の力を身につけることが必要なのね!

De tempos em tempos, para se vencer é necessário ter o poder da sabedoria

O Mestre Okawa, na revista para jovens, Hermes Angels, explica que no passado a batalha era vencida pelo mais forte. Mas que a sabedoria era o diferencial.

Aquele que era mais treinado e mais forte superava o despreparado e mais fraco. Na vida era necessário enfrentar muitas lutas e batalhas para garantir a sobrevivência. Mas, mesmo no passado, aquele que detinha a sabedoria sobrepujava até os mais fortes. Um caso famoso é o que consta da Bíbilia, David, um pastor de ovelhas, que venceu o Gigante Golias.

Com o passar dos séculos, as armas mudaram. Hoje, para se vencer uma batalha é necessário possuir sabedoria. As armas agora são o conhecimento e a estratégia.

No passado, se você queria ser contratado como um guarda do palácio imperial, precisava mostrar sua força, habilidade em artes marciais e inteligência. Precisava enfrentar desafios corporais, lutas físicas, e se vencesse, seria aceito. 

Hoje, se você quiser ser contratado como um funcionário do governo, por exemplo, deverá ser capaz de provar a sua força de conhecimento, sua habilidade em lidar com as diversas situações (problemas contábeis, administrativos, legais, matemáticos) e demonstrar sabedoria.

No passado, o conhecimento era restrito somente a uns previlegiados. Somente os filhos de pessoas abastadas e ricas tinham condições de obter estudos.

Hoje, o conhecimento está disponível por todos os lados. Qualquer tipo de conhecimento pode ser adquirido. Só depende de você mesmo. Não é mais preciso ser rico para ter acesso ao conhecimento.

Hoje você não precisa ficar oito horas por dia lutando numa arena, preparando-se para a batalha. O que precisa é estudar e aprender, se especializar naquilo que deseja fazer. Primeiro pela aquisição do conhecimento escrito, posteriormente pela prática.

No passado, as famílias dominavam determinados ramo de negócios. Quando outra família se intrometia no negócio, tentando obter para si a totalidade dos resultados financeiros, às vezes ocorriam lutas sangrentas e mortais entre as famílias para manter o domínio sobre o negócio nas próprias mãos, evitando que outro se apoderasse da técnica, influência e riquezas que eram geradas.

Hoje, o que ocorre com as empresas é semelhante. Sâo travadas intensas batalhas de conhecimento e especialização. Cada empresa tenta aplicar estratégias diferentes para melhorar o produto, reduzir preços, para atrais mais cliente, e vencer a concorrência.

Por exemplo, na área Administrativa podemos aprender muitas estratégias nas universidades e cursos disponíveis no mercado.  Se o nosso concorrente não tiver conhecimento da mesma estratégia, teremos chance de vencê-lo e expandir o nosso negócio, até que ele aprenda as mesma técnicas. Enquanto isso, devemos estar melhorando e estudando novas técnicas.

Na vida particular é a mesma coisa. Se você quer ser aprovado num concurso público, onde existem mihares de candidatos disputando uma única vaga, precisa ter mais conhecimento e habilidade que os demais. Mas isso é fácil. Basta estudar.

Eu já passei duas experiências dessas em minha vida. Quando tinha 17 anos e pretendia entrar para o quadro de funcionários do Banco do Brasil. Aquilo parecia quase uma missão impossível. Quem entrava naquela época (1976)  para o Banco do Brasil era como se tivesse ganhado na loteria. Bem, me informando com amigos do BB, encomendei apostilas de um famoso funcionário do BB, em Brasília, que vendia apostilas que ja´tinha ajudado centenas de pessoas a entrar para os quadros dessa famosa insitituição.

Li, reli, estudei de trás para frente. Devorei o conhecimento transmitido ali. Mas, na época, as vagas eram  muito poucas. Para o estado de São Paulo, todo, havia cerca de 100 vagas.  Bem, fui para o exame. Não senti muita dificuldade. Sempre terminava as provas antes de esgotar o tempo dado. Ao sair, naquele dia, meus resultados não batiam com os dos demais colegas. Muitos acharam as provas difíceis. Mas, não me lembro de ter achado tão difícil. Trabalhosa, sim. Muitos cálculos. Mas todas as respostas estavam lá.

FInal da História. Venci. No Vale do Paraíba, entre cerca de 60.000 candidatos, foram 2 candidatos aprovados. Um cara que era estudante do ITA (famoso Instituro Técnico onde só estudavam gênios) e eu. No Brasil todo, minha colocação, entre cerca de mais de 1 milhão de candidatos, foi cerca de 250, mais ou menos. Fantástico. E olha que eu sou normal. Nada que outras pessoas com vontade não possam alcançar.

Sim, se você se preparar, você pode vencer. O conhecimento está disponível e acessível a todos. Basta se esforçar para buscá-lo.

Tenho atualmente 50 anos. Estudo até hoje. Cada dia mais preciso me especializar em sistemas computacionais, pois a tecnologia evolui e preciso me manter atualizado.

Assim é. Se você quiser vencer, basta querer e buscar o conhecimento. Ah, outra coisa mais importante. É preciso ter uma forte ligação com o Pai Universal. Assim, orientado pelo nosso anjo da guarda, conseguiremos ir para o lado certo. Naquela época, como em tantas outras posteriormente, venci porque confiei que estava sendo conduzido por mãos espirituais.

O seu anjo protetor esta aí ao teu lado. Converse com ele. Peça-lhe que te proteja e guie para o sucesso. A seguir, adote as medidas que sentir como necessárias para que você obtenha o sucesso. E parabéns, pois se fizer isso, será impossível falhar.

Olho para trás e vejo que já agia como se fosse um seguidor da Ciência da Felicidade. Vejo claramente que o Mestre ensina exatamente aquilo que sempre acreditei. Por isso me identiquei com a Ciência da Felicidade. Aqui, meu coração encontrou luz.

Reverências…. 

 

Comments Off

Vamos criar um ideal 理想を掲げよう

May 16th, 2008 Posted in Jovem Buda, Mensagem メッセージ

理想を掲げよう 

Vamos traçar um ideal (para a vida)

理想というものを掲げると、

Criar um ideal,  quando

世の人々は、

as pessoas,

ときに「青臭い」という言葉で

às vezes,  nos consideram imaturas e inexperientes,

それを評することがあります。

há vezes que nos julgam assim.

しかし、本当に人類を伸ばし上げ、

No entanto, a real expansão da humanidade,

人類の歴史の流れを変えてきた営みは、

todo o trabalho das pessoas que vem mudando o fluxo da história da humanidade,

実は、青臭い行為の中にこそあったのです。

na verdade, inicialmente originou-se a partir de ações pessoas que desejavam crescer, na época consideradas imaturas e inexperientes.

私は、この青臭さを決して忘れてはならないと思うのです。

Eu acho que essa época em que era inexperiente é uma coisa que nunca podemos nos esquecer (por foi a época que enfrentamos os desafios e crescemos).

 大川隆法総裁先生「若き日のエル・カンターレ」より 

Artigo escrito pelo Mestre Presidente Ookawa Ryuuhou no livro “Elcantare, dos dias da juventude”

Young Buddha - 月刊誌 54 より

Constou da Revista Mensal Youg Buddha, numero 54.

Comentários:

Este artigo constou da Revista mensal Young Buddha, uma revista voltada para o público jovem da Ciência da Felicidade.

De fato, neste artigo o enfoque é a qualidade de sentir-se jovem. Enquanto sentimo-nos jovens temos ímpeto e pouco medo de falhar.

Na verdade, esse é um dos segredos para se ter sucesso na vida. Não devemos ter medo. Devemos, na imaturidade e inexperiência, sempre almejar melhorar e progredir.

Para isso, aqueles que querem rejuvenescer devem traçar um ideal e persegui-lo até o fim. Pois assim são os jovens.

Não importa o que pensem da gente. Não importa que digam que somos imaturos. O que importa é o que acreditamos. O próprio Mestre Okawa, quando começou a propagar a Ciência da Felicidade, foi chamado de inexperiente por pessoas que queriam impedi-lo de obter sucesso. Se ele tivesse aceitado o que os outros diziam, tivesse desisitido, a  Ciência da Felicidade não teria chegado até aqui, nem teria proporcionado felicidade a milhões de pessoas. Mas o Mestre, ainda jovem, não desistiu e buscou atingir o objetivo que almejava, o seu ideal de criar um mundo melhor.

Mesmo que o ideal pareça um tanto impossível, imaturo, todo o mundo de hoje, de certa forma começou com alguma ação considerada imatura no passado. E após vários erros e tentativas, venceram.

Imaturo não quer dizer irresponsável, mas sim que a pessoa ainda não possui experiência suficiente.

Os jovens não possuem muita experiência, mas deles é a força motriz que gira o mundo e traz cada vez mais novas idéias, pois não se satifazem simplesmente com o que possuem. Querem mais e mais. Possuem um coração impetuoso.

Assim, para melhor canalizar essa energia, evitando despediçá-la, é preciso traçar um objetivo de vida e seguir a passos firmes em direçao a ele.

Idealizar um mundo melhor, uma vida melhor, melhor relacionamento com os pais, com a pessoa amada, com os patrões, é verdadeiro o caminho do sucesso.

Neste artigo, o Mestre chama o jovem (e aqueles que sentem-se jovens) a buscar pelo seu ideal, sem medo ou ressentimento.

O homem se torna naquilo que pensa. Portanto, pessoas sem ideais ficam estagnadas e não evoluem, nem mesmo espiritualmente. Quem não possui um ideal envelhece mais rápido, pois não tem esperança, está desprovido de força de vontade.

Muitos dos que se aposentam, abandonam o crescimento e a expansão. Acabam por acelerar o processo de envelhecimento quando não traçam novos ideiais. Sim, mesmo com idade avançada, devemos traçar objetivos e metas. O que desejamos da nossa vida hoje. O que pretendemos em relação à felicidade e bem estar nosso e das pessoas à nossa volta ?

Por isso não tenha medo de sonhar, não tenha medo de buscar o melhor para você e para aqueles com quem você convive.

Você é um eterno jovem, eu também. E Juntos, nessa caminhada da vida, devemos ser corajosos e buscarmos novos ideais.

Reverências…

Comments Off

Torne-se uma pessoa mais branda あっさりした性格になる

May 12th, 2008 Posted in Ciencia da Felicidade

あっさりした性格になる

Torne-se uma pessoa mais branda

同じことを繰り返し悩んでしまう方へ

Para pessoas que tem mania de ficar remoendo as mesmas coisas no pensamento

物事をしつこく考える粘着型の性格の人は、もっとあっさりした性格になる必要があります。

Pessoas que tem a personalidade rígida e apegada, pensando persistentemente nas mesmas coisas, precisam tornam suas personalidades mais brandas.

こだわっている事柄を少し脇に置いて、より積極的なことを考える訓練をしてみて下さい。

Para isso, devem colocar de lado as coisas com as quais está se incomodando e tentar praticar um pensamento mais positivo.

幸福の科学の月刊誌255-心の指針ー大川隆法総裁先生より

Artigo escrito pelo Mestre no tópico Guia para o Coração, publicado na revista 255 da Ciência de Felicidade.

Comentários:

O Mestre Okawa recomenda àqueles que são muito exigentes para se tornarem mais brandos e suaves com coisas e menos apegados. 

A razão disso é que muitas pessoas ficam sofrendo com problemas do passado ou com coisas que nem aconteceram ainda no futuro, sofrendo desnecessariamente.

Como sabemos, tudo aquilo que se manifesta em nossa vida foi atraído pela força dos nossos pensamentos. Assim, ao ficarmos focados em algum problema estaremos dando vida a ele, trazendo-o e tornando-o real em nossa vida. Se quisermos tornar a nossa vida melhor e também melhorar o ambiente em que vivemos, devemos mudar o nosso jeito de pensar, tornando-se mais positivo

O segredo é deixar de ser exigente exageradamente, procurando olhar as coisas pelo lado positivo. Sempre procure ver o bem e o propósito das coisas, sem se apegar a detalhes que somente nos farão ficar mais preocupados.

Ao trocarmos a forma de pensar, estaremos transformando nossa personalidade, influenciando o nosso ambiente e as coisas da vida mais positivamente, ajudando criar um mundo mais agradável e positivo.

Lembre-se do que o Mestre ensina. Se você ficar pensando rigorosamente sobre alguma coisa que o incomoda, estará dando importância desnecessária a essa coisa. Pense positivamente e sinta-se bem, pois estas são as chaves para solucionar todos os problemas da vida.

Reverências… 

 

Comments Off

Viver cada dia positivamente, 日々に前向きに生きる

日々に前向きに生きる

Viva Cada Dia Positivamente

 自分の心の傷をいつまでも見つめていたのでは、三年たっても、五年たっても、その傷が癒えることは決してありません。

Se ficarmos colocando nossa atenção nas feridas em nosso coração, mesmo após 3 ou 5 anos, elas não poderão sarar.

過去の傷を癒し、過去にこだわれる性格を切りかえていくための最もよい方法は、人生に希望を持ち、前向きに生きることです。

A melhor forma para se curar as feridas passadas e ir melhorando a nossa personalidade díficil do passado, é ter uma esperança (objetivo) na vida e viver positivamente.

「幸福になれない」症候群により (幸福の科学、月刊誌255)

Texto extraído da Revista Mensal da Ciência da Felicidade, no. 255, do artigo Viver somente o dia de hoje, citada no livro “A Sindrome de que Não poderei ser feliz”, do Mestre Ryuuho Okawa.

Comentário:

Aqui o Mestre nos dá mais uma mensagem sobre como viver o dia a dia. 

As pessoas que ficam remoendo as dificuldades e sofrimentos passados não conseguirão ser felizes. Se não colocar uma pedra no passado, as feridas não terão condições de cicatrizar-se e ficarão nos perturbando mentalmente, impedindo que possamos enxergar a luz.

Para vencer esse sentimento de derrota, esse sentimento que lhe falhamos no passado, e dessa forma, conseguirmos mudar o nosso jeito de ser manter acesso o desejo de vencer na vida, sem forcar na derrota, mas somente no sucesso. O passado deve ser esquecido e pensar somente no objetivo que almejamos. Se ficar relembrando o passado, as energias negativas, tais como sentimento do quer que tenha acontecido anteriormente, atrapalharão a realização de nossa felicidade agora. Liberte-se, abandone o passado, trace um objetivo de sucesso e viva positivamente.

Se vivermos positivamente, conseguiremos obter o sucesso. Como costumo dizer,  a força universal conspira em nosso favor. Nós estamos ligados e fazemos parte da  força e energia que preenche todas as coisas, toda a nossa vida. Isto é, o Universo está sempre expandindo e se tivermos vibrando positivamente, progrediremos com ele. Esse é o ensinamento do Mestre Ryuho Okawa.

Reverências….

 

 

 

Comments Off