Não desperte a inveja alheia

No Livro, o Renascimento de Buddha, o Mestre Ryuuho Okawa, no capítulo 5, Perseverança e Sucesso, fala sobre a importância de não despertar a inveja alheia.

Assim está escrito:

“Se em seu caminho para o sucesso, você produzir vários conflitos e criar apegos, despertando o ressentimento e a inveja alheia, o seu sucesso não poderá ser considerado um verdadeiro sucesso.”

“Deixe me contar a segunda condição para o sucesso:

NÃO DESPERTAR A INVEJA ALHEIA”

“Nem todos aqueles que são invejados obtiveram um grande sucesso por muito tempo, ainda que pareçam bem sucedidos.

Se ele for invejado, faltamente acabará caindo na obscuridade em breve.”

“Se você é invejado, significa que seu sucesso foi obtido passando por cima das pessoas. Seu sucesso foi conseguido às custas do outros.”

“Sendo invejado é sinal que você obteve o sucesso sobrecarregando os outros. “

“Se o seu sucesso for ajudar os outros a carregarem seus fardos, tente ajudar a aliviar as dificuldades dos outros e fazê-los mais felizes. Então o seu sucesso nunca atrairá a inveja alheia.”

“Assim, não vai despertar novos ressentimentos e inveja.”

“Se existir uma pessoa sequer que inveje o seu sucesso, você já não é totalmemte virtuoso.”

“Falta virtude em você. O que significa falta de virtude?

Significa que há pessoas que estão ressentidas com você, porque acham que foram prejudicadas com o seu sucesso ou há pessoas que não aprovam o seu sucesso, pois acham que foi injusto.”

“O sucesso verdadeiro é aquele em que as pessoas à sua voltam apoiam e se alegram.”

“O Real sucesso não é aquele que você vive buscando, mas sim aquele que segue o curso normal da natureza.”

“O Verdadeiro Sucesso deve ser aquele nos quais as pessoas à nossa volta se sentem agradecidas. “

“Deve se ter a noção de que o verdadeiro sucesso é aquele em que ao invés de sermos invejados, somos apreciados pelas pessoas.”

Comentários:

Nesse tópico o Mestre nos ensina que se somos felizes, mas geramos infelicidade aos outros, não é valido. Por que tem origem em apego material e egoísmo.

O importante é obter o sucesso fazendo as pessoas felizes. Esse sucesso certamente será duradouro e se expandirá cada vez mais.

Pense a respeito do parágrafo anterior. O Mestre vive nos ensinando regras e leis que regem o nosso mundo.

Essa é uma regra que serve não somente para o sucesso individual. Serve para empresas, também.

A empresa para crescer precisa tornar os clientes felizes. Fazendo os clientes felizes a empresa vende mais e fideliza a clientela, abrindo as portas para o sucesso.

Fazendo os outros felizes, atingiremos o sucesso duradouro e verdadeiro. Isto vale para qualquer lugar, inclusive no nosso local de trabalho. Quando os clientes estão satisfeitos com o produto da empresa, a tendência é que volte mais vezes, fazendo o negócio prosperar.

Evite atrair a inveja dos outros. Pois se isso ocorrer, o seu sucesso não será verdadeiro e terá curta duração. Trabalhe para fazer as pessoas felizes. Como chefe de uma equipe, comande a equipe com coragem e amor. Como funcionário da empresa, coloque se no lugar dos donos e faça o melhor que puder. Como amigo, procure ver os problemas pelo ponto de vista do outro.

Faça as pessoas felizes em todos os lugares, agradecendo-as do fundo do coração…e o sucesso será infalível.

Reverências….