Os Quatros Corretos Caminhos – Princípios da Felicidade 四正道、幸福の原点

四正道、幸福の原点、悟りの道

Os Corretos Caminhos são os princípios da felicidade e o caminho para Iluminação.

Como consta no Livro “As Leis da Vida” (não traduzido ainda para português ou inglês), nós somos previlegiados vivendo numa era tão rica de conhecimentos e opções. Mas, em meio á tanta informação, precisamos nos esforçar para obtermos sucesso na sociedade atual. Hoje em dia, se você não se esforçar em aprender, terá dificuldades em se relacionar na sociedade. É preciso esforço e vontade de cada para avançar na vida e traçar uma vida feliz em harmonia com as pessoas.

Da mesma forma, diante de tantas verdades, agora reveladas, o estudioso pode ficar confuso por onde começar.

Por isso, o Mestre apresenta muitos ensinamentos para nós, atualizados para a era atual, de forma a ajudar-nos a ser felizes e fazer as pessoas em nossa volta felizes. Dessa forma, estaremos construindo um mundo melhor.

Assim, foram estabelecidos 4 pilares da felicidade. Os Quatro Corretos Caminhos.

Praticando os Quatro Corretos Caminhos estaremos transformando nosso coração e elevando-se espiritualmente.

Através deles caminharemos em direção à iluminação, gradativamente, a cada dia que se passa, quando aplicamos corretamente esses princípios em nossa vida.

Esses Quatro Corretos Caminhos são: Amor, Conhecimento, Auto-Reflexão e Desenvolvimento.

AMOR

O primeiro princípio é o Amor. Não da forma como conhecemos. Mas o Amor-doação. Amor Altruísta, que tudo dá sem nada esperar em troca. Esse é o primeiro passo para o exercício do desprendimento das coisas terrenas. Este tipo de amor liberta. Se amamos alguém de tal forma que não podemos deixar de estar com esse alguém, temos que tomar o cuidado e fazer uma análise, pois podemos estar prendendo esse alguém conosco, exigindo, sem percebermos, que ele nos seja agradecido pelo que estamos fazendo. O fato de querermos ser reconhecidos pelos outros, querermos ser melhores que os outros, queremos aparecer mais que os outros, pode estar mostrando que estamos demandando mais amor dos outros do que doando amor.

Muitas vezes sentimos que alguém é ingrato pelo que fazemos. Ao perceber essa ingratidão estamos mostrando que não estamos praticando o Amor-doação corretamente. Ao querer que alguém nos seja agradecido, é como se dar algo, mas não soltamos as nossas mãos daquilo que estamos dando. Estamos com dó de doar. Estamos com pena. Estamos querendo reconhecimento em troca. Esse amor é apego. Devemos, ao contrário, praticar o amor que dá, o amor que não exige nada em troca, nem mesmo uma palavra de agradecimento.

CONHECIMENTO

Para crescermos espiritualmente é necessário ampliar nosso conhecimento sobre a Verdade Divina. A Sabedoria Divina tudo soluciona e resolve. Assim, para que possamos enfrentar os problemas e dificuldades que se apresentam diariamente em nossa vida, precisamos de conhecimento. Jesus Cristo já disse. A Verdade Vos Libertará. O Mestre Okawa também afirma, “O Conhecimento da Verdade Vos Tornará Livre.” Por isso, devemos esforçar-nos para estudar sobre a Verdade. Ampliando o Conhecimento da Verdade, tranquilizaremos a nossa mente, tornando-a inabalável. Nada poderá afetar-nos se tivermos o conhecimento da Verdade, pois saberemos como resolver. Esse conhecimento não será útil somente para nós, mas para aqueles que são nossos amigos e parentes. Poderemos ajudá-los a solucionar seus problemas com muito mais tranquilidade e confiança. E o conhecimento nos dará mobilidade nos diversos meios da sociedade moderna, moldando a nossa personalidade para melhor. Estude diariamente os livros, revistas, filmes, fitas de áudio, etc, a respeito da Verdade. O momento é agora. Não deixe para amanhã.

(AUTO-)REFLEXÃO

Para sabermos se estamos caminhando na direção certa é preciso fazer auto-reflexão. Através da auto-reflexão devemos examinar nossa mente, nossos atos do passado e do presente. O discernimento do que é certo ou errado adquirido pelo conhecimento da verdade, nos ajudará a reconhecer se da forma como estamos agindo está correta.

Através da Auto-Reflexão seremos capazes de descobrir onde falhamos e o que precisamos fazer para não errar mais. A auto-reflexão efetuada com um coração humilde e desapegado nos ajudará na revisão dos nossos pensamentos e atos. Através da auto-reflexão conseguiremos nos arrepender daquilo que erramos e adotarmos uma postura corretiva e de perdão.  O Mestre diz que sem auto-reflexão estamos correndo o risco de ir direto para o inferno após morrermos. A razão é que através da auto-reflexão vamos purificando nossa mente e nosso coração, tornando-o mais leve e mais elevado. Crie o hábito de analisar cada pensamento na fonte. Em seguida avalie se tal pensamento foi bom ou ruim. Com isso, sua capacidade de julgamento vai melhorando, até o ponto de cortarmos o mal pela raiz. O pensamento é a força motriz que move este mundo. O pensamento emite ondas. Se pensarmos positivamente, estaremos contribuindo para uma vibração mais brilhante deste mundo. Esse é o objetivo da Reflexão.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento é resultado que esperamos obter quando amamos, aprendemos e fazermos auto-análise. Com a prática desses fundamentos estaremos contribuindo para nossa elevação espiritual. Estaremos colaborando para a criação de um mundo melhor. O mundo da utopia. Criar na terra um mundo perfeiro, de hamonia e felicidade. Isso é desenvolvimento. Para isso precisamos dos demais pilares (amor, conhecimento e reflexão). Quando nos esforçamos para aprender a verdade, estamos contribuindo para o progresso das pessoas, pois resultará em aumento da felicidade delas. Com a aplicação do conhecimento da verdade em nossa família, nossa casa, nosso trabalho, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país , estamos contribuindo para a melhoria do mundo.

Devemos sair da posição de conforto e dar um passo à frente. Dar a nossa contribuição para a melhoria da felicidade das demais pessoas.

~

Dessa forma, precisamos nos esforçar para praticar esses quatro princípios, pois não basta somente querer. É preciso esforçar bastante. Vamos nos esforçar para evoluir espiritualmente e contribuir para a melhoria deste mundo.

Reverências…