Buscar um Coração Correto. O que significa ? 正しきの心の探究

正しき心の探究 は、幸福の科学の基本の教えの一つです。

Buscar  um Coração Correto é um dos ensinamentos básicos da Ciência da Felicidade.

幸福の科学では、幸福になるために、「正しき心」を探究することが必要だと教えている。

A Ciência da Felicidade que é necessário buscar por possuir um Correto Coração para ser possível sermos felizes.

「正しき心」って何? 

O que é Correto Coração ?

「正しき心」というのは、仏の心のことよ。

O Correto Coração é o mesmo que Coração de Buda.

本来、私たちは仏の一部だから、私たちの中に仏性が宿っている。

Originalmente, porque nós somos uma parte de Buda, no nosso interior reside a Natureza Búdica.

だから、私とあなたも仏の子なのよ。

Por isso, eu e você também somos Filhos de Buda.

そう信じられたらいいのだけど、私たちにはたくさん悩みや問題があるから、難しい。

Seria bom acreditar nisso, mas como temos muitos dilemas e problemas, é muito difícil.

それをよく分かる。悩みや問題があるのは当然です。

Compreendemos bem isso. É natural que haja dilemas e problemas.

でも、悩みや問題あるからこそ、それを解決しようと努力することによって、霊的に向上していることができるのよ。

Mas, como temos dificuldas e problemas, de acordo com o esforço em solucionar os problemas, vamos evoluindo espiritualmente.

仏法心理を学ぶことによって、悩みや問題を解決できる。

Aprendendo a Verdade (Búdica) teremos condições de resolver os nossos problemas.

幸福になるための「心の法則」がある。

Existem certas Leis Mentais para atingir a felicidade.

その大切な法則は 「愛・知・反省・発展」 の四つの原理に具体化される。

Essas Leis importantes dividem-se em 4  princípios  fundamentais, tais como Amor, Conhecimento, Auto-Reflexão e desenvolvimento.

それぞれの原理については詳しく説かれていて、「正しき心」を探究する助けになる。

Cada um desses fundamentos são ensinados em detalhes, de forma a auxiliar na Busca do Correto Coração.

四つの原理については、「幸福の法」に書いてあるから読んでみて。

Em relação aos quatros fundamentos、 recomendo a leitura das Leis da Felicidade.

「仏法心理英会話ハンドブック 」より

Matéria extraída do Livro “Conversação em Inglês a respeito da verdade.”

 Meus Comentários:

A Busca pelo Coração Correto é essencial para que o membro da Ciência da Felicidade se aproxime de Buda.

Buscar pelo Coração Correto significa tocar o Coração de Buda com o nosso coração. Significa buscar para ter um coração como o de Buda. Significa pensar como Buda pensa. Significa incorporar no nosso dia-a-dia a forma correta de pensar.

Buscando por ter um Coração Correto como o de Buda, através das experiências da vida, estaremos evoluindo espiritualmente.

O Coração humano sofre influência das impurezas do desejo material, falta de amor, inveja, ócio, ciúmes, etc. Devido a esse apego, acabamos por nos afastar de Buda.

Mas, se continuarmos na Busca da Mente Correta, isto é, Coração Correto, estaremos nos tornando felizes e fazendo as pessoas felizes.

Buscar o Coração Correto é procurar vivr a nossa vida como se fossemos o próprio Buda. Claro que talvez não consigamos ser como ele, mas devemos nos esforçar para agirmos de acordo com a vontade de Deus (Buda).

Esse é o objetivo primeiro. Para atingi-lo, precisamos aplicar os quatro princípios. Amor, Conhecimento, Reflexão (Arrependimento) e Desenvolvimento.

Esses são so quatro pilares para ser possível manifestar um Coração como o de Buda. Mas, lembre-se que não estaremos criando nada novo, mas despertando a natureza búdica que se encontra naturalmente dentro de nós, desde o princípio.

(1) Amor-Doação – Praticar o amor ao próximo sem nada exigir em troca. O amor desapego, onde não espera receber nada pelo que faz. Quando formos capazes de ter um amor tão despegado quanto ao do Sol que nos dá a luz diária sem nada exigir em troca, teremos aprendido o verdadeiro amor de Buda.

(2) Conhecimento – Estudar a Verdade Búdica, através de livros, seminários e experiências da vida. Aplicar as Verdades no nosso dia a dia crescendo espiritualmente. Procurar obter conhecimento eterno ao invés de conhecimentos perecíveis e egoísticos. O conhecimento deve proporcionar felicidade à nos, nossa família e ao próximo.

(3) Reflexão – Analisar diariamente os nossos pensamentos e atos. Através da auto-análise seremos capaz de identificar o que está correto ou não, à luz dos ensinamentos de Buda, adotando uma postura de arrependimento e correção para que não venhamos a repetir o mesmo erro. Devemos ser capazes de rever todos os nossos atos, discernindo as vezes que causamos infelicidade aos nosso próximo.  

(4) Desenvolvimento – Aplicar amor, conhecimentos e análise em tudo o que fazemos, buscando construir um mundo melhor. Esforçar-se para sermos útil à sociedade em que vivemos. Contribuir para a construção da Utopia (um mundo de felicidade e perfeição na terra). Busca desenvolver a nossa mente e nosso coração em prol da felicidade dos outros. O nosso progresso mediante ursupação da felicidade alheia não é o verdadeiro progresso. O apego é o maior vilão no desenvolvimento. Nascemos do zero, sem nada e retornaremos ao mundo espiritual sem nada material. Portanto, o apego é apenas entrave para a nossa evolução. Utilize os seus bens materiais para o bem das pessoas e da sociedade.