As Leis da Coragem (II) – The Laws of Courage

Há alguns dias escrevi sobre o livro 勇気の法, YUUKI NO HOU, que significa as Leis da Coragem, escrito pelo Mestre Ryuho Okawa. Pois bem, o pessoal da Happy Science não dormiu no ponto e já lançou a versão em inglês do mesmo livro. A versão inglesa recebeu o título de THE LAWS  OF COURAGE.

Não vejo a hora que começarmos a lançar, quase conjuntamente, os livros também na língua portuguesa. Em breve estaremos atuando para a realização desse desejo.

Bem, voltando a falar desse livro, nele o Mestre mostra como liberar o nosso verdadeito potencial para abrir um caminho para o futuro.

Os Principais temas abordados no livro já foram explicados no artigo anterior, constante deste Blog.

Hoje, gostaria de falar sobre um dos capítulos do Livro:

“Never Lose Your Hungry Spirit”, isto é, “Nunca Perca a seu Espírito Faminto”.

O que o Mestre Okawa quer dizer com ESPÍRITO FAMINTO? O Mestre refere-se à vontade insaciável pelo aprendizado e realização existente nos jovens. Devemos ter vontade de aprender e estudar da forma que sentimos vontade pela comida. A comida é alimento do corpo, mas o estudo é o alimento do espírito. Assim, cada dia devemos estar alimentando o nosso espírito através do estudo, como se fosse uma questão de vida do de morte. De fato, se não comer, morremos. Da mesma forma, se não estudarmos e não tivermos experiências na vida, não progrediremos espiritualmente.

Nesse capítulo, o Mestre começa dizendo:

"Torne-se uma pessoa diferente através do estudo contínuo"

O Mestre ensina que devemos agir como jovens, independentemente de nossa idade. Isso porque os jovens, no começo de suas vidas, ainda não tem uma posição bem definida na sociedade, sem profissão, sem dinheiro, estudos incompleto. Logo, não possuem lugar de destaque na sociedade, sendo desprezados pelos mais velhos, que os julgam precipitados e inexperientes.

Por causa disso, os jovens sentem-se como um “joão ninguém”,  necessitando buscar o reconhecimento da sociedade, querendo galgar posições de destaque entre os amigos, na empresa onde trabalham, etc., querem ganhar mais dinheiro, ficar ricos. Almejam se  tornar alguém importante na sociedade. Querem sair da pobreza, serem independentes e terem seu próprio dinheiro.

Assim, para atingir o status esperado conseguem despertar uma força infinita que os impele a avançar e buscar cada vez mais. Para sair dessa situação, estudam com afinco, lutam e buscam realizar seus ideais, sem desistir, com uma fome de realizar seus desejos.

O Mestre alerta àqueles que vão envelhecendo sobre o fato de irem perdendo a vontade férrea de realizar coisas. De certa forma, já obtiveram alguma coisa na vida, começam a ficar desanimados com o passar do tempo. Nesse caso, começam a aceitar as coisas como elas são, sem vontade de melhorá-las.

Mas, pelo contrário, o Mestre orienta que para termos sucesso em situações difícieis, como nesta crise mundial, devemos cultivar um espírito de pesquisador e empreendedor.

O lema para se sentir jovem é “NUNCA DESISTIR”, ainda que não tenha sucesso, ir  em busca de novas soluções. Esse ímpeto ocorre porque precisam ocupar uma espaço na sociedade.

O Mestre diz que, apesar de não perceberem, os jovens não têm medo de falhar e por sentirem que existem falhas em alguma parte de si, tentam modificar e fazer as coisas de forma diferente.

Aqueles que nunca desistem podem ser considerados como pessoas que possuem um espírito faminto.

Agora, você é quem decide o seu futuro. Se você perde seu espírito de combate, começa a diminuir sua dedicação e esforço, é natural que acabe sucumbindo a um futuro pobre e sem realizações.

Libere o seu verdadeiro potencial para abrir um caminho para o Futuro.

Enfim, relembrando as dicas para ser ter um futuro brilhante:

1. Nunca deixe de ter um espírito faminto por realizações;

2. Estude continuamente para se desenvolver e contribuir para a sociedade;

3. Não se torne um ninguém, para evitar isso busque um ideal;

4. Fracassos existem e não acabarão. Aprenda a conviver com eles e a tirar ensinamentos deles.

5. Use as lições do fracasso para mudar, inovar, melhorar, tornar-se uma pessoa cada vez mais eficiente;

6. Nunca desista, enquanto não obter aquilo que procurava;

7. É você quem decide sobre o seu futuro

Tem um velho ditado que diz:  “Deus ajuda a quem se ajuda!”

Finalmente, o Mestre recomenda que TORNE-SE UMA PESSOA INTRIGANTE

Esse poder de buscar sempre vem da fonte da infinita energia DIVINA.

A força geradora está dentro de você. Basta acioná-la através da vontade, fé e esperança.

Reverências.