Exploring the Right Mind – Buscando o Correto Coração

Na Happy Science a expressão “Buscar o Correto Coração” é o esforço da pessoa em ter um bom coração. Costuma-se dizer que quem tem bom coração é boa pessoa, amorosa, fraterna, gentil, positiva e que pensa no bem das pessoas. 

Em inglês a tradução foi “Right Mind”, que significa Mente Correta. Ter a mente correta pode ser interpretado como pensar corretamente. Como o pensamento é a força que constrói a nossa realidade e transforma o nosso mundo é necessário que se esforce para ter bons pensamentos.

Em português, a tradução foi para Correto Coração, mas o significado também pode ser interpretado de forma mais ampla, pois para ter um Correto Coração é preciso ter uma mente correta. Para ter uma mente correta é preciso pensar de forma correta.

Resumindo, procurando pensar de forma correta estaremos mudando a nossa mente para o bem. Quando temos uma mente correta saberemos diferenciar entre o que é certo e o que é errado, esforçando-se para pensar e agir corretamente.

Ao se esforçar para pensar e agir corretamente estaremos polindo o nosso coração, transformando-o no Correto Coração.

Por que se diz Correto Coração ? Porque o termo original em japonês é 正心 SHOUSHIN. O primeiro caracter significa Correto e o segundo termo significa Coração, mas também pode significar Mente.

Mas a verdadeira razão é que o Mestre explica que não é o cérebro que pensa. O Cérebro é apenas uma espécie de aparelho que se parece com um computador que processa as informações recebidas do espírito. Mas a conexão com o espírito se dá através do coração espiritual. O coração espiritual é o Núcleo Central da ALMA.

A Alma é um corpo espiritual que tem um formato semelhante ao do corpo físico e o coração da alma está situado na parte central do corpo, na mesma altura e próxima do coração físico.

O coração físico é muito influenciado pelo coração da alma. Quando ficamos abalados, nosso coração físico dispara. A razão é que o abalo ocorreu no coração da alma, refletindo sobre o coração físico. Lágrimas fluem em nossos olhos quando a tristeza preenche o nosso coração, ficando com o peito apertado. Essa ação ocorreu no coração espiritual da alma, mas resultou num sentimento de pesar na altura do peito. Esse pesar ocorreu no coração espíritual, mas sentimos no coração físico, pois estão ligados.

A Alma contém o espírito, mas  o espírito é originariamente um corpo energético sem forma. A alma é formada quando o espírito encarna no corpo físico.

Qual é a ação do coração ? O coração espiritual tem como função emitir a força criativa recebida de Buda.  Buda criou este mundo através do pensamento. Criou este mundo, a alma humana e o seu corpo.

Portanto, o homem em si é parte consciente do corpo de Buda. Por isso, o coração espiritual tem a mesma raiz da força e poder criador de Buda.

Assim, o pensamento não vem do cérebro, mas do coração espiritual. O que chamamos de mente não está na cabeça, mas no coração espiritual.

Desta forma o que pensamos no coração espiritual cria algo no espaço tridimensional deste universo.

Pelo nosso pensamento as coisas são criadas no mundo multidimensional e tridimensional. Se pensamos coisas boas, coisas boas acontecem. Se pensamos coisas ruins, coisas ruins se manifestam.

O que cria é uma energia psíquica emanada pelo pensamento no coração espiritual com força considerável, mesmo neste mundo material.

Por esse motivo devemos buscar ter o Correto Coração. O Correto Coração cria boas coisas.

Quando se concentra o pensamento para fazer o bem para alguém, esse alguém recebe essa energia criativa que a ajuda ser feliz e melhorar a sua vida, podendo ajudá-la a se curar inclusive. Mas se pensamos mal de alguém, estamos  emanando energia negativa que prejudicará  a pessoa.

Essa é a razão porque quando oramos por alguém essa pessoa melhora de saúde. Devemos orar pela recuperação das pessoas, pela boa sorte e felicidade das pessoas.

Se muitas pessoas rezam pela realização das felicidade das pessoas e criação de um mundo melhor, esse mundo começará a se manifestar.

Por isso, o Mestre recentemente criticou a mídia, Tv, Jornais e Internet, pois a quantidade de artigos inúteis, só de desgraça, crise, probreza e outras coisas ruins, fazem com que as pessoas se sintam mal, pensem coisas negativas gerando mais energia negativa, prejudicando os outros e lançando uma nuvem negra sobre o mundo.

Na verdade, nós estamos ligados às outras pessoas pelo cordão que interliga nossos corações espirituais. Por isso o que pensamos reflete nos outros. Dessa forma teremos que responder pelos nossos pensamentos.

Devemos almejar por criar um mundo melhor, ter pensamentos positivos e acreditar que cada vez mais o mundo ficará melhor, que teremos paz e que todos se amarão. Se milhões de pessoas pensar dessa forma, se formará uma intensa luz sobre a terra, que por sua vez preencherá o coração de mais pessoas e a felicidade se ampliará mais.

Mas o inverso também pode ocorrer. Se tivermos medo, ódio, mágoas, desconfiança, tristeza em nossos corações emanará uma enorme nuvem negra que cobrirá parte da terra, gerando mais negatividade, tal qual numa tempestade. Essa negatividade gera corpos energéticos que se transformam em forças físicas para conturbar ainda mais o ambiente. Por que tem tanta violência e criminalidade nos dias de hoje. São muitos os fatores e os maiores culpados são a Mídia, TV, Filmes, rádio, jornais, etc.

Os noticiários só veiculam notícias ruins. Os filmes de terror, guerra, ódio e vingança predominam o mercado. Vídeo Games de lutas, violência e guerra estão gerando uma massa de pensamento negra. A Novelas estimulam ódio, ganância, desrespeito e tristeza. Livros que levam sentimentos de medo e desejo de vingança são muitos vendidos. Na internet a quantidade de material negativo e perigoso prolifera a cada dia. Esse cenário gera uma intensa nuvem preta sobre a terra, impedindo que a luz de Buda chegue aos corações humanos.

Nós temos que contrabalançar isso, caso contrário será o fim do mundo. Vamos colocar luz em nosso pensamento, preenchendo nosso coração de alegria e amor. Com isso estaremos combatendo o mal como anjos de luz.

Assim, as ações do coração (ou pensamento) humano são maravilhosas podendo levar o bem e a luz a todo lugar. Mas cuidado, pois também pode ser muito perigoso.

Justamente por isso, devemos sempre avaliar o que estamos pensando, reclassificando o nosso pensamento, sempre. Quando algo ruim vier à nossa mente, devemos pensar imediatamente no inverso, no bem, emanando pensamentos positivos, de luz e confiança.

Essa é a razão porque o Mestre recomenda que façamos diariamente uma auto-análise dos nossos pensamentos e ações. Através do reconhecimento de nossos erros e arrependimento,  propondo a não repetir o erro, estaremos contribuindo para o nosso progresso e para a melhoria deste mundo.

Buda disse: No coração das pessoas há um ponteiro que registra o pensamento. Esse ponteiro está sempre oscilando em diversas direções, variando conforme nosso pensamento e sentimento. Esse ponteiro se agita diante dos prazeres mundanos da vida e fica instável.

Sintonizar o nosso ponteiro do coração com bons pensamentos, ações corretas, respeito, dignidade e amor fará que a nossa vida fique melhor e se desenvolva. Devemos agradecer por todas as coisas que recebemos, assim, manifestar-se-á cada vez mais coisas boas.

Buscar o Correto Coração é sintonizar nosso coração com o coração de Buda. É ter pensamentos positivos, agir corretamente, amar o próximo, fazer auto-análise e contribuir para a felicidade das pessoas e da sociedade em que vivemos. É agir como se fosse o próprio Buda que está dentro de nós.

Reverências.